Questão 1


(Enem) Sabe-se que a posição em que o Sol nasce ou se põe no horizonte muda de acordo com a estação do ano. Olhando em direção ao poente, por exemplo, para um observador no Hemisfério Sul, o Sol se põe mais à direita no inverno do que no verão. O fenômeno descrito deve-se à combinação de dois fatores: a inclinação do eixo de rotação terrestre e a

  1. precessão do periélio terrestre.
  2. translação da Terra em torno do Sol.
  3. nutação do eixo de rotação da Terra.
  4. precessão do eixo de rotação da Terra.
  5. rotação da Terra em torno de seu próprio eixo.







Questão 2


(Enem) Os quadrinhos mostram, por meio da projeção da sombra da árvore e do menino, a sequência de períodos do dia: matutino, meio-dia e vespertino, que é determinada

Ciência Hoje. v. 5, n° 27, dez. 1986. Encarte.

  1. pela posição vertical da árvore e do menino.
  2. pela posição do menino em relação à árvore.
  3. pelo movimento aparente do Sol em torno da Terra.
  4. pelo fuso horário específico de cada ponto da superfície da Terra.
  5. pela estação do ano, sendo que, no inverno, os dias são mais curtos que no verão.







Questão 3


(UFJF) Faça parte desta experiência:

Para essa experiência serão utilizados: mesa, lanterna, blusa preta e um espelho grande, a experiência deve ser realizada a noite.

Procedimento: Coloque a lanterna em cima da mesa. Não deve haver nenhuma outra fonte de luz no quarto. Com a blusa preta vestida, você deve se posicionar a cerca de 30 cm da lanterna. Agora você deve ir rodando lentamente para a esquerda até ficar de costas para a luz projetada pela lanterna, posteriormente deve segurar o espelho e incliná-lo de tal modo que ele reflita a luz projetada pela lanterna para a parte da frente da sua blusa. Rode de novo para a esquerda até ficar de frente para a luz e, enquanto roda, observe o que passa a acontecer com a parte da frente da blusa.

Resultado: quando você está virado para a lanterna, a projeção da luz na parte da frente da sua blusa é brilhante e desaparece quando completa a meia volta e fica de costas para a lanterna. Quando é utilizado o espelho para refletir a luz da lanterna, esta volta a incidir na parte da frente da blusa, mas não é tão brilhante quanto quando incidia diretamente.

Fonte: VANCLEAVE, Janice. Ciências da Terra para jovens: 101 experiências fáceis de realizar. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. p29.

Qual processo a experiência está representando?

  1. Movimento de translação.
  2. Precessão do equinócio.
  3. Movimento de rotação.
  4. Pôr do sol.
  5. Estações do ano.







Questão 4


(Unemat 2017) Os dois principais movimentos executados pelo planeta Terra são Rotação e Translação. O entendimento sobre seus mecanismos de funcionamento é de extrema importância porque, na dinâmica de seus funcionamentos, estes provocam consequências que repercutem diretamente no modo como as sociedades se organizam e produzem o seu espaço.

Respectivamente, estes movimentos provocam as seguintes consequências diretas no espaço geográfico do Planeta Terra:

  1. os diferentes fusos horários no planeta Terra, a alternância de dias e noites e as diferentes estações do ano; consequentemente, influenciam na distribuição de luz solar na Terra e nos seus diferentes tipos climáticos.
  2. o movimento das placas tectônicas, a alternância de diferentes latitudes e o controle da entrada e saída de energia solar no planeta Terra; consequentemente, atuam diretamente para o aumento do aquecimento global.
  3. os diferentes fusos horários, a alternância de diferentes latitudes e o controle da emissão e propagação dos gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no chamado "efeito estufa".
  4. o movimento das placas tectônicas, as diferentes estações do ano e o controle das diferentes latitudes no planeta Terra; consequentemente, influenciam nos "abalos sísmicos" que ocorrem ao norte e ao sul do paralelo do Equador.
  5. As diferentes estações do ano, a alternância de diferentes latitudes e o controle da emissão e dispersão de gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no aumento do "efeito estufa" nas terras localizadas próximas ao paralelo do Equador.







Questão 5


(Enem) De repente, sente-se uma vibração que aumenta rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos e somos invadidos pela estranha sensação de medo do imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos são uma eternidade. Estamos sentindo os efeitos de um terremoto, um tipo de abalo sísmico.

ASSAD, L. Os (não tão) imporceptveis movimentos de Terra. ComCiência:

Revista Eletrônica de Jornalismo Científico n. 17, abr 2010.

Disponível em htpJIcomeiencia br Acesso em: 2 mar. 2012

O fenômeno físico descrito no texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de

  1. alívio da tensão geológica.
  2. desgaste da erosão superficial.
  3. atuação do intemperismo químico.
  4. formação de aquíferos profundos.
  5. acúmulo de depósitos sedimentares







Questão 6


(IF-BA) O planeta Terra configura-se como um sistema formado pelas camadas terrestres que estabelecem entre si uma relação permanente de troca de energia e matéria. Assim, para o entendimento da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza nos dias atuais, faz-se necessária a compreensão da dinâmica dos elementos naturais no geossistema. Nessa perspectiva, é correto afirmar que

  1. a modelagem da superfície terrestre é determinada pela ação natural e isolada da água, que define os processos de intemperismo, erosão e sedimentação hídrica.
  2. a radiação solar é a principal fonte de energia do geossistema, propagando-se através de ondas longas de calor diretamente absorvidas pelos gases estufas na atmosfera.
  3. o intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem na superfície terrestre, dando origem aos solos.
  4. o campo magnético da Terra origina-se no núcleo terrestre, constituído pelos compostos físico-químicos do silício + alumínio (sial) e sílicio + magnésio (sima).
  5. a plataforma continental é a zona de transição entre a crosta terrestre e a crosta oceânica, apresentando uma espessura pouco variável em decorrência do princípio da isostasia terrestre.







Questão 7


(UFG) - Veja a tira a seguir:

Sobre as rochas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F)

1. ( ) as rochas ígneas ou magmáticas formam-se pelo resfriamento e solidificação do magma.

2. ( ) o arenito, utilizado na correção de acidez do solo, é uma rocha dita metamórfica, pois sua formação está ligada à ação da temperatura e da pressão em rochas preexistentes.

3. ( ) as rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos de outras rochas.

4. ( ) o basalto, utilizado na construção civil, é um exemplo de rocha ígnea extrusiva, formada com o magma das erupções vulcânicas.







Questão 8


(UFG) - Observe a figura abaixo:

No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

  1. As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.
  2. O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).
  3. As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.
  4. As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.
  5. As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, submetidas à pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.







Questão 9


(Enem) Os aspectos físicos apresentados originam-se da atuação da força natural de

Disponível em: https://noticias.uol.com.br. Acesso em: 13 jun. 2018 (adaptado).

No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

  1. colisão de placas tectônicas.
  2. rifteamento da crosta terrestre.
  3. subducção da plataforma oceânica.
  4. formação de cadeias montanhosas.
  5. metamorfismo de bordas continentais.







Questão 10


(UEM) Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre,assinale a alternativacorreta.

  1. As rochas sedimentares formaram-se peloresfriamento e pela solidificação de minerais dacrosta terrestre, isto é, o magma.
  2. As rochas metamórficas formaram-se a partir dastransformações sofridas pelas rochas magmáticase sedimentares quando submetidas ao calor e àpressão do interior da Terra.
  3. As rochas magmáticas formaram-se a partir dacompactação de sedimentos de outras rochas.
  4. O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.
  5. O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.







Questão 11


(Enem) O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são

TEMERA, Wo al (Orgs) Decirando a Tera

São Pao: Compara Ediora Nadiona, 209 (adatado)

  1. magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.
  2. sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.
  3. magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas.
  4. sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada.
  5. metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.







Questão 12


(Fuvest-SP) ⚊ Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso?

  1. Salivar ao sentir o aroma de comida gostosa.
  2. Levantar a perna quando o médico toca com martelo no joelho do paciente.
  3. Piscar com a aproximação brusca de um objeto.
  4. Retirar bruscamente a mão ao tocar um objeto muito quente.
  5. Preencher uma ficha de identificação.







Questão 13


(Vunesp) Imagine as seguintes situações:

1. Você vai tomar uma injeção e fica com o braço distendido, recebendo a picada da agulha sem nenhuma reação.

2. Você estava distraído e alguém picou-lhe o braço com um alfinete; a reação foi um salto.

Os órgãos do sistema nervoso que controlaram a primeira e a segunda reação foram, respectivamente:

  1. medula e cérebro.
  2. cerebelo, córtex e gânglios
  3. medula e hipotálamo.
  4. encéfalo, medula e nervos
  5. cérebro e neurônio.







Questão 14


(Fatec) Uma dona de casa encostou a mão num ferro quente e reagiu imediatamente por meio de um ato reflexo. Nessa ação, o neurônio efetuador levou o impulso nervoso para:

  1. o encéfalo.
  2. a medula espinhal.
  3. os receptores de dor da mão.
  4. os receptores de calor da mão.
  5. os músculos flexores do antebraço.







Questão 15


(UFSM) Pode-se dizer que o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos ______. Tanto a transmissão do impulso nervoso, que ocorre sempre dos ______ para os ______ quanto a liberação de neurotransmissores são prejudicadas. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas:

  1. dendritos — neurônios — axônios
  2. axônios — dendritos — neurônios
  3. neurônios — dendritos — axônios
  4. axônios — neurônios — dendritos
  5. neurônios — axônios — dendritos







Questão 16


(Enem) A água é um dos componentes mais importantes das células. A tabela a seguir mostra como a quantidade de água varia em seres humanos, dependendo do tipo de célula. Em média, a água corresponde a 70% da composição química de um indivíduo normal.

(Fonte: Junqueira, L. C. e Carneiro, J. Histologia básica. 8. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.)

Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Após secagem em estufa, quando se retirou toda a água do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se afirmar que essa é uma amostra de

  1. tecido nervoso - substância cinzenta.
  2. tecido nervoso - substância branca.
  3. hemácias.
  4. tecido conjuntivo.
  5. tecido adiposo.







Questão 17


(Udesc) Determine a alternativa que indica corretamente o nome dos ossos que compõem os membros superiores (braços e antebraços).

  1. Ulna, tíbia e fíbula.
  2. Úmero, tíbia e fíbula.
  3. Rádio, tíbia e ulna.
  4. Úmero, rádio e ulna.
  5. Clavícula, rádio e fíbula.







Questão 18


(Mack) A osteoporose é uma doença que acomete principalmente as mulheres após os 50 anos de idade.

Caracteriza-se pela perda de tecido ósseo, o que pode levar a fraturas. Nesse contexto, considere as afirmações abaixo.

I. A ingestão de alimentos, como leite e derivados, associada à atividade física, é importante na prevenção da doença.

II. A exposição moderada ao Sol aumenta a síntese de vitamina D, responsável pela fixação do cálcio no tecido ósseo.

III. Essa doença pode ocorrer em casos em que a ingestão de cálcio é deficiente, o que provoca a retirada desse elemento da matriz do tecido ósseo.

Assinale

  1. se todas estiverem corretas.
  2. se somente I e III forem corretas.
  3. se somente II e III forem corretas.
  4. se somente I e II forem corretas.
  5. se somente I for correta.







Questão 19


(Fuvest) Além da sustentação do corpo, são funções dos ossos:

  1. armazenar cálcio e fósforo; produzir hemácias e leucócitos.
  2. armazenar cálcio e fósforo; produzir glicogênio.
  3. armazenar glicogênio; produzir hemácias e leucócitos.
  4. armazenar vitaminas; produzir hemácias e leucócitos.
  5. armazenar vitaminas; produzir proteínas do plasma.







Questão 20


(UEA) Na parede do estômago, no bíceps e nas paredes das artérias, encontramos tecidos musculares, respectivamente:

  1. dos tipos liso, estriado esquelético e liso.
  2. dos tipos estriado esquelético, liso e liso.
  3. dos tipos estriado esquelético, estriado esquelético e liso.
  4. dos tipos estriado esquelético, estriado esquelético e estriado esquelético.
  5. dos tipos liso, liso e liso.







Questão 21


(Uncisal) Uma pessoa que faz academia fica "inchada" porque a atividade física estimula as células já existentes a aumentarem o seu volume e, consequentemente, vemos o crescimento do bíceps, gastrocnêmio e outros.

(S. Lopes, Bio, volume único. Adaptado)

O trecho citado refere-se ao tecido:

  1. muscular liso.
  2. muscular estriado esquelético.
  3. conjuntivo propriamente dito.
  4. conjuntivo cartilaginoso.
  5. conjuntivo denso.







Questão 22


(Enem) A cafeína atua no cérebro, bloqueando a ação natural de um componente químico associado ao sono, a adenosina. Para uma célula nervosa, a cafeína se parece com a adenosina e combina-se com seus receptores. No entanto, ela não diminui a atividade das células da mesma forma. Então, ao invés de diminuir a atividade por causa do nível de adenosina, as células aumentam sua atividade, fazendo com que os vasos sanguíneos do cérebro se contraiam, uma vez que a cafeína bloqueia a capacidade da adenosina de dilatá-los. Com a cafeína bloqueando a adenosina, aumenta a excitação dos neurônios, induzindo a hipófise a liberar hormônios que ordenam às suprarrenais que produzam adrenalina, considerada o hormônio do alerta.

Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).

Infere-se do texto que o objetivo da adição de cafeína em alguns medicamentos contra a dor de cabeça é

  1. contrair os vasos sanguíneos do cérebro, diminuindo a compressão sobre as terminações nervosas.
  2. aumentar a produção de adrenalina, proporcionando uma sensação de analgesia.
  3. aumentar os níveis de adenosina, diminuindo a atividade das células nervosas do cérebro.
  4. induzir a hipófise a liberar hormônios, estimulando a produção de adrenalina.
  5. excitar os neurônios, aumentando a transmissão de impulsos nervosos.







Questão 23


(PUC-PR) Fazer uso abusivo de uma substância é empregá-la em um padrão que viola as normas sociais ou legais (drogas ilícitas) adotadas pela sociedade em que o indivíduo vive... O uso abusivo de drogas pode levar a dependência, caracterizada pela dificuldade de autocontrole de administração e, frequentemente, tolerância e aparecimento de sintomas de abstinência quando se tenta interromper o uso. Pode ocorrer em diversos graus. Em casos mais intensos, é comum o emprego do termo "adicção", derivado do inglês addiction. Esse termo seria equivalente ao "vício", cuja conotação moral negativa determinou o abandono de seu emprego na área de saúde. A adicção se caracteriza pela vontade incontrolável de consumir a droga.

(GUIMARÃES, Francisco Silveira. Neurociência da mente e do comportamento. p. 337-338)

Sobre os mecanismos de ação das drogas sobre o sistema nervoso e suas implicações é CORRETO afirmar:

  1. O desejo compulsivo de consumir a droga caracteriza a dependência psicológica, causados por psicotrópicos como a maconha e a cocaína.
  2. O uso contínuo de alguma droga poderá provocar o desenvolvimento de um estado no qual o organismo só funciona bem mediante a droga, isso é conhecido como dependência fisiológica, a retirada da droga nesse caso não gera a crise de abstinência.
  3. As síndromes de abstinência são variáveis tanto em relação a intensidade quanto as manifestações. As drogas lícitas são denominadas dessa maneira pelo fato de não gerarem crise de abstinência.
  4. A ação das drogas sobre o sistema nervoso sempre será agonista, ou seja, acelera a liberação de neurotransmissores dificultando a ação do sistema nervoso central.
  5. O uso abusivo de drogas pode levar à dependência, que caracteriza-se pela perda do autocontrole, levando a quebra de vínculos com familiares e amigos. A dependência pode ser psicológica e fisiológica em ambos os casos não é constatada à tolerância.







Questão 24


Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:

I. Contaminação de lençóis freáticos.

II. Diminuição da umidade do solo.

III. Enchentes e inundações.

Enchentes e inundações.

  1. uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização de córregos e rios
  2. lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
  3. uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
  4. lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
  5. construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.







Questão 25


(Enem) A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático.

Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a)

  1. Eutrofização
  2. Proliferação de algas.
  3. Inibição da fotossíntese.
  4. Fotodegradação da matéria orgânica.
  5. Aumento da quantidade de gases dissolvidos.







Questão 26


(Enem) Em Bangladesh, mais da metade dos poços artesianos cuja água serve à população local está contaminada com arsênio proveniente de minerais naturais e de pesticidas. O arsênio apresenta efeitos tóxicos cumulativos. A ONU desenvolveu um kit para tratamento dessa água a fim de torná-la segura para o consumo humano. O princípio desse kit é a remoção do arsênio por meio de uma reação de precipitação com sais de ferro(III) que origina um sólido volumoso de textura gelatinosa.

Disponível em: http://tc.iaea.org. Acesso em: 11 dez. 2012 (adaptado).

Com o uso desse kit, a população local pode remover o elemento tóxico por meio de

  1. fervura.
  2. filtração.
  3. destilação.
  4. calcinação.
  5. evaporação.







Questão 27


(Enem) O quadro apresenta a composição do petróleo. O quadro apresenta a composição do petróleo.

Para a separação dos constituintes com o objetivo de produzir a gasolina, o método a ser utilizado é:

  1. filtração
  2. destilação
  3. decantação
  4. precipitação
  5. centrifugação







Questão 28


(Enem) Uma escola iniciou o processo educativo para implantação da coleta seletiva e destino de materiais recicláveis. Para atingir seus objetivos, a instituição planejou:

I. sensibilizar a comunidade escolar, desenvolvendo atividades em sala e extraclasse de maneira contínua;

II. capacitar o pessoal responsável pela limpeza da escola quanto aos novos procedimentos adotados com a coleta seletiva; e

III. distribuir coletores de materiais recicláveis específicos nas salas, pátio e outros ambientes para acondicionamento dos resíduos.

Para completar a ação proposta no ambiente escolar, o que falta ser inserido no planejamento?

  1. Realizar campanhas educativas de sensibilização em bairros vizinhos para fortalecer a coleta seletiva.
  2. Firmar parceria com a prefeitura ou cooperativa de catadores para recolhimento dos materiais recicláveis e destinação apropriada.
  3. Organizar visitas ao lixão ou aterro local para identificar aspectos importantes sobre a disposição final do lixo.
  4. Divulgar na rádio local, no jornal impresso e nas redes sociais que a escola está realizando a coleta seletiva.
  5. Colocar recipientes coletores de lixo reciclável fora da escola para entrega voluntária pela população.







Questão 29


(ETEC- SP) O personagem Bob Esponja, do desenho animado criado pelo biólogo marinho Stephen Hillenburg, representa um animal do Filo Porifera conhecido popularmente como esponja.

(http/tinyurlcom/n7eBadf ⚊ Acesso em: 20.07.2014, Original colorido)

Para tornar esse desenho mais divertido e atraente, Stephen colocou nessa esponja várias características humanas, tais como boca, pernas, braços, olhos e dentes, que não condizem com a realidade desse animal na natureza. Se o Bob Esponja não andasse, falasse, dançasse ou comesse, seria, com certeza, muito sem graça. Sendo assim, muitos conceitos biológicos estão distorcidos nesse desenho animado.

As esponjas verdadeiras são animais porosos, aquáticos, fixos, isolados ou coloniais e possuem diversas formas, cores e tamanhos. A água penetra no corpo dos poríferos através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome desses animais.

Comparando as esponjas verdadeiras com o personagem Bob Esponja, é correto afirmar que

  1. ambos possuem corpo quadrado, maciço e resistente.
  2. ambos possuem sistema sensorial desenvolvido, a fim de reagir aos estímulos do meio ambiente.
  3. ambos possuem estruturas locomotoras, que permitem a movimentação para a obtenção de alimento.
  4. as esponjas verdadeiras, ao contrário do Bob Esponja, não possuem boca, pois são animais filtradores.
  5. as esponjas verdadeiras, ao contrário do Bob Esponja, podem viver fora da água.







Questão 30


(UFRN) Numa estação de tratamento de água para consumo humano, a água a ser tratada passa por tanques de cimento e recebe produtos como sulfato de alumínio e hidróxido de cálcio. Essas substâncias fazem as partículas finas de impurezas presentes na água se juntarem, formando partículas maiores e mais pesadas, que vão se depositando, aos poucos, no fundo do tanque. Após algumas horas nesse tanque, a água que fica sobre as impurezas, e que está mais limpa, é passada para outro tanque. Um processo de separação ao qual o texto faz referência é a

  1. Levigação.
  2. Filtração.
  3. Decantação.
  4. Dissolução fracionada.







Questão 31


(UECE) Antes de chegar às nossas torneiras, a água que consumimos segue um longo trajeto e passa por várias etapas de tratamento. É um conjunto de processos químicos e físicos que evitam qualquer tipo de contaminação e transmissão de doenças. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dessas etapas no tratamento da água.

  1. Coagulação, decantação, filtração, floculação, desinfecção e fluoretação.
  2. Floculação, coagulação, filtração, decantação, fluoretação e desinfecção.
  3. Desinfecção, decantação, filtração, coagulação, floculação e fluoretação.
  4. Coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.







Questão 32


(UEMA) Um noticiário de veiculação nacional apresentou uma matéria sobre racionamento de água. Na ocasião, o Governador Geraldo Alckmin deu a seguinte declaração: "Na maior estação de tratamento de São Paulo, a água do volume morto do sistema Cantareira começa a passar por uma série de processos químicos até se transformar em água potável".

Sabe-se que o completo tratamento de água compreende diferentes etapas que incluem processos químicos e físicos, conforme a ilustração a seguir.

Fonte: Racionamento de água no sistema Cantareira. Jornal Nacional. São Paulo. TV Globo, 15 mai. 2014. Programa de TV. (adaptado)

Com base nas informações contidas no texto e na ilustração, as etapas em que são adicionadas substâncias químicas correspondem às representadas em

  1. A e B.
  2. A e C.
  3. A e D.
  4. B e C.
  5. C e D.







Questão 33


(UNIVAG) Em uma pequena cidade, o secretário de meio ambiente ouviu de alguns empresários do setor de limpeza urbana propostas sobre a melhor destinação para os resíduos orgânicos devidamente separados nas residências. Cada um dos empresários desejava convencer o secretário de que seu método para tratamento e destino do lixo orgânico era melhor que o dos concorrentes.

  • O empresário 1 propôs depositar o lixo orgânico em aterros controlados fora do perímetro urbano para decomposição natural;
  • o empresário 2 sugeriu que fosse encaminhado para usinas de compostagem para produção de adubo orgânico;
  • o empresário 3 propôs que fosse encaminhado para cooperativas de catadores para reaproveitamento dos itens descartados nas residências;
  • o empresário 4 sugeriu incineração do lixo orgânico em áreas afastadas do centro urbano; e
  • o empresário 5 sugeriu que fosse utilizado para alimentar suínos nas granjas de criação.

Considerando a destinação ambientalmente mais correta para os resíduos orgânicos, a melhor sugestão foi dada pelo empresário de número

  1. 2.
  2. 3.
  3. 5.
  4. 4.
  5. 1.







Questão 34


(Enem) Para a produção de adubo caseiro (compostagem), busca-se a decomposição aeróbica, que produz menos mau cheiro, seguindo estes passos:

I. Reserve um recipiente para depositar o lixo orgânico e monte a composteira em um local sombreado.

II. Deposite em apenas um dos lados da composteira o material orgânico e cubra-o com folhas.

III. Regue o material para umedecer a camada superficial.

IV. Proteja o material de chuvas intensas e do sol direto.

V. De dois em dois dias transfira o material para outro lado para arejar

Em cerca de dois meses o adubo estará pronto.

Processo de compostagem. Disponível em: www.ib.usp.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado)

Dos procedimentos listados, o que contribui para o aumento da decomposição aeróbica é o

  1. I.
  2. II.
  3. III.
  4. IV.
  5. V.







Questão 35


(Cefet-SC) Considere as seguintes situações:

I. Acetona derramada sobre a pele;

II. Fermentação da massa na fabricação de pães;

III. Cozimento de um ovo;

IV. Destilação fracionada do petróleo;

V. Dissolução de cloreto de sódio em água

São fenômenos químicos:

  1. II e III, somente.
  2. I, II e V, somente.
  3. I e III, somente.
  4. I, II e IV, somente.
  5. III e IV, somente.







Questão 36


(PUC-MG) Considere os fatos representados a seguir.

1. Um pedaço de isopor flutuando na água

2. O açúcar se tornando caramelo quando aquecido acima do seu ponto de fusão.

3. O ferro se dissolvendo em ácido clorídrico com liberação de gás.

4. Um sal se dissolvendo quando colocado em um copo com água quente.

5. Um prego sendo atraído por um ímã.

São fenômenos químicos:

  1. 3 e 4
  2. 1, 3 e 5
  3. 2 e 3
  4. 2 e 4







Questão 37


(PUC-SP) Considere a seguinte receita caseira para o preparo de um bolo de fubá:

I. Misture bem 3 ovos, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de fubá, 1 xícara de leite, 6 colheres (das de sopa) de óleo, 1 colher (das de sopa) de fermento químico e bata bem até ficar uma massa uniforme.

II. Acrescente erva-doce a gosto e despeje na assadeira previamente untada.

III. Leve ao forno pré-aquecido até que o bolo esteja assado e corado.

Há ocorrência de transformação química em:

  1. I, somente.
  2. II, somente.
  3. III, somente.
  4. I e III, somente.
  5. I, II e III.







Questão 38


(UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?

1. "O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado".

2. "A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos".

3. "Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração."

4. "Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta."

Estão corretas apenas:

  1. 1 e 2
  2. 2 e 3
  3. 3 e 4
  4. 2 e 4
  5. 1 e 3