Questão 1


( Enem) As plantas, em sua fase de crescimento, necessitam de grande quantidade de carbono, sequestrado pela fotossíntese, para a produção de biomassa. O sequestro de carbono pelas plantas é aumentado

  1. Reciclando papel.
  2. Mantendo intactas as florestas nativas
  3. Fazendo o replantio das áreas degradadas.
  4. Evitando a queima de madeira e de áreas de floresta.
  5. Substituindo a madeira de bens duráveis por materiais alternativos.







Questão 2


(PUC-PR) A humanidade, após a Revolução Industrial, vem interferindo nos ecossistemas de maneira agressiva, provocando o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.

Como consequências dessas duas alterações, citam-se as seguintes:

I.Aumento da temperatura média do nosso planeta e da penetração de raios ultravioleta;

II.Degelo das regiões polares e aumento do número de câncer de pele;

III.Eutrofização das águas fluviais e aumento das micoses de pele.

Estão corretas:

  1. somente I e II.
  2. somente II.
  3. somente I e III.
  4. somente II e III.
  5. todas.







Questão 3


(PUC-PR) Existem aparelhos chamados ozonizadores, os quais são usados para filtrar água nas residências. Esses aparelhos produzem ozônio que é lançado na água.

Qual a finalidade desse processo?

  1. Contribuir para aumentar a camada de ozônio atmosférico.
  2. Aumentar o buraco na camada de ozônio atmosférico.
  3. Eliminar contaminação de agrotóxicos da água.
  4. Eliminar partículas de terra da água.
  5. Obter a ação germicida do ozônio sobre os microorganismos presentes na água.







Questão 4


(PUC-PR) Entre os fatores relacionados a seguir, indique qual deles tem relação direta com a camada de ozônio:

  1. A camada de ozônio bloqueia a radiação ultravioleta, protegendo a pele dos animais, inclusive dos seres humanos.
  2. A camada de ozônio facilita a passagem da radiação infravermelha proveniente do Sol, diminuindo a incidência do câncer de pele.
  3. A camada de ozônio fornece mais oxigênio para as plantas e, em consequência, para os animais.
  4. A camada de ozônio participa da formação da conhecida chuva ácida.
  5. A camada de ozônio tem participação direta na formação de novos desertos.







Questão 5


(Enem) O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico, CO2, para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano, CH4, outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.

Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o

  1. metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes.
  2. metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes.
  3. gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes.
  4. gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes.
  5. gás carbônico é fonte de oxigênio molecular para os organismos heterotróficos aeróbios.







Questão 6


(Enem) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas.

MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais.

Revista Ciência Hoje. V. 45, n° 265, 2009 (adaptado).

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:

  1. limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
  2. eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
  3. limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
  4. poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
  5. alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.







Questão 7


(Enem) O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro [2017], provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).

Revista InfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.

No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre.

Esses eventos estão concentrados em

  1. áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras.
  2. faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis.
  3. estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.
  4. escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura.
  5. áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.







Questão 8


(UCPEL) Observe a figura a seguir sobre o tsunami no Japão ocorrido em 2011.


Tsunami no Japão

No dia 11 de março de 2011, o Japão sofreu um dos piores terremotos já registrados em sua história. O terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter atingiu à costa Nordeste do Japão e provocou um tsunami com ondas que chegaram a dez metros de altura. A catástrofe japonesa deixou um rastro de destruição e mortes pela costa Leste e Nordeste do país.

Com relação a tsunamis, é INCORRETO afirmar que

  1. são grandes ondas que podem deslocar-se por milhares de quilômetros em alta velocidade, porém, com pouca amplitude, ao atingirem profundidades menores de linhas de costa, elevam-se a grandes alturas, invadindo as praias.
  2. eles podem originar-se a partir dos tremores sísmicos ou terremotos nas profundezas dos oceanos, causados pela movimentação das placas tectônicas; isso fará com que a água se mova repentinamente e com grande força, desencadeando ondas gigantescas.
  3. uma erupção vulcânica submarina violenta também pode levantar uma coluna de água e gerar um tsunami, uma vez que um grande volume de sedimentos e rochas desloca-se e se distribui no fundo do mar, seguido do derrame de lava no chão oceânico.
  4. as forças exógenas da Terra também são responsáveis e contribuem para a formação e ocorrência dos tsunamis, pois a dinâmica dessas forças, através de seus agentes externos e transformadores sobre os oceanos, desencadeia tal fenômeno.
  5. existem, à volta do Oceano Pacífico, vários locais onde as placas oceânicas mais densas deslizam sob as placas continentais menos densas e, num processo de subducção, essas zonas tendem a uma maior probabilidade de originar tsunamis mais facilmente.







Questão 9


(Vunesp) Em relação à ocorrência de terremotos e tsunamis, é correto afirmar que:

  1. Os tsunamis são fenômenos conhecidos como sinais precursores dos terremotos.
  2. Os terremotos ocorridos no continente favorecem o surgimento de tsunamis.
  3. Os tsunamis resultam de terremotos de grande magnitude que ocorrem na crosta submarina.
  4. Os terremotos e os tsunamis ocorrem em grandes profundidades na crosta continental.
  5. Os terremotos originam tsunamis quando ocorrem no centro das placas tectônicas.







Questão 10


(Enem) "As cidades de Puebla, no México, e Legazpi, nas Filipinas, não têm quase nada em comum. Estão muito longe uma da outra e são habitadas por povos muito diferentes. O que as une é um trágico detalhe de sua geografia. Elas foram erguidas na vizinhança de alguns dos vulcões mais perigosos do mundo: o mexicano Popocatepéti e filipino Mayon. Seus habitantes precisam estar prontos para correr a qualquer hora. Eles fazem parte dos 550 milhões de indivíduos que moram em zonas de risco vulcânico no mundo. Ao contrário do que seria sensato, continuam ali, indiferentes ao perigo que os espreita." ANGELO, C. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 24 out. 2015 (adaptado).

A característica física que justifica a fixação do homem nos locais apresentados no texto é a ocorrência de

  1. Solo fértil
  2. Encosta íngreme
  3. Vegetação diversificada
  4. Drenagem eficiente
  5. Clima ameno







Questão 11


(Enem) No esquema representado, o processo identificado pelo número 2 é realizado por

  1. seres herbívoros.
  2. fungos fermentadores.
  3. bactérias heterótrofas.
  4. organismos produtores.
  5. microrganismos decompositores.







Questão 12


12. (Enem) Asa Branca
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

[...]

GONZAGA, L; TEIXEIRA, H. Disponível em: wwwluizluagonzafa.mus.br

Acesso em: 29 set. 2011 (fragmento)

  1. índices pluviométricos baixos.
  2. alta taxa de evapotranspiração.
  3. temperatura de clima temperado.
  4. vegetação predominantemente epífita.
  5. migração das aves no período reprodutivo.







Questão 13


Enem) A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de água por evaporação.

As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:

  1. Cerrado.
  2. Pampas.
  3. Pantanal.
  4. Manguezal.
  5. Mata de Cocais.







Questão 14


(Enem) Dois pesquisadores percorreram os trajetos marcados no mapa. A tarefa deles foi analisar os ecossistemas e, encontrando problemas, relatar e propor medidas de recuperação. A seguir, são reproduzidos trechos aleatórios extraídos dos relatórios desses dois pesquisadores.

Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P1:

  • I. "Por causa da diminuição drástica das espécies vegetais deste ecossistema, como os pinheiros, a gralha azul também está em processo de extinção".
  • II. "As árvores de troncos tortuosos e cascas grossas que predominam nesse ecossistema estão sendo utilizadas em carvoarias".
  • III. Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P2:
  • IV. "Das palmeiras que predominam nesta região podem ser extraídas substâncias importantes para a economia regional",
  • V. "Apesar da aridez desta região, em que encontramos muitas plantas espinhosas, não se pode desprezar a sua biodiversidade". Ecossistemas brasileiros: mapa de distribuição de ecossistemas.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u52.jhtm. Acesso em: 20 abr. 2010 (adaptado).

Os trechos I, II, III e IV referem-se, pela ordem, aos seguintes ecossistemas:

  1. Caatinga, Cerrado, Zona dos Cocais e Floresta Amazônica.
  2. Mata de Araucárias, Cerrado, Zona dos Cocais e Caatinga.
  3. Manguezais, Zona dos Cocais, Cerrado e Mata Atlântica.
  4. Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica e Pampas.
  5. Mata Atlântica, Cerrado, Zona dos Cocais e Pantanal.







Questão 15


(Enem) Em uma aula de biologia sobre formação vegetal brasileira, a professora destacou que, em uma região, a flora convive com condições ambientais curiosas. As características dessas plantas não estão relacionadas com a falta de água, mas com as condições do solo, que é pobre em sais minerais, ácido e rico em alumínio. Além disso, essas plantas possuem adaptações ao fogo.

As características adaptativas das plantas que correspondem à região destacada pela professora são:

  1. Raízes escoras e respiratórias.
  2. Raízes tabulares e folhas largas.
  3. Casca grossa e galhos retorcidos.
  4. Raízes aéreas e perpendiculares ao solo.
  5. Folhas reduzidas ou modificadas em espinhos.







Questão 16


(Enem) Estudo aponta que a extinção de preguiças-gigantes, cuja base da dieta eram frutos e sementes, provocou impactos consideráveis na vegetação do Pantanal brasileiro. A flora, embora não tenha desaparecido, tornou-se menos abundante que no passado, além de ocupar áreas mais restritas.

BICUDO, F. Jardineiros da pesada. Ecologia.Pesquisa Fapesp, ed. 231, maio 2015 (adaptado).

O evento descrito com a flora ocorreu em razão da redução

  1. da produção de flores.
  2. do tamanho das plantas.
  3. de fatores de disseminação das sementes.
  4. da quantidade de sementes por fruto.
  5. dos hábitats disponíveis para as plantas.







Questão 17


(Enem) A Mata Atlântica, que originalmente se estendia por todo o litoral brasileiro, do Ceará ao Rio Grande do Sul, ostenta hoje o triste título de uma das florestas mais devastadas do mundo. Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, hoje restam apenas 5% da vegetação original, como mostram as figuras.

Considerando as características histórico-geográficas do Brasil e a partir da análise das figuras é correto afirmar que

  1. as transformações climáticas, especialmente na Região Nordeste, interferiram fortemente na diminuição dessa floresta úmida.
  2. nas três últimas décadas, o grau de desenvolvimento regional impediu que a devastação da Mata Atlântica fosse maior do que a registrada.
  3. as atividades agrícolas, aliadas ao extrativismo vegetal, têm se constituído, desde o período colonial, na principal causa da devastação da Mata Atlântica.
  4. a taxa de devastação dessa floresta tem seguido o sentido oposto ao do crescimento populacional de cada uma das Regiões afetadas.
  5. o crescimento industrial, na década de 50, foi o principal fator de redução da cobertura vegetal na faixa litorânea do Brasil, especialmente da região Nordeste.







Questão 18


(Enem) A vegetação do cerrado é constituída por árvores esparsas que apresentam troncos retorcidos e raízes profundas, disseminadas em meio a arbustos.

As raízes dessas árvores são uma importante estratégia evolutiva, pois

  1. aumentam a taxa de fotossíntese das árvores, o que eleva a produção de biomassa.
  2. melhoram a sustentação das árvores no solo, que se torna arenoso nos períodos intensos de seca.
  3. possibilitam a absorção de água de regiões mais profundas do solo, inclusive em períodos de seca.
  4. dificultam a ação de predadores que se alimentam desses órgãos, provocando a morte das árvores.
  5. diminuem a superfície de contato desses órgãos com a atmosfera, impedindo a perda de água por evaporação







Questão 19


(Enem) A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico, CO2(g), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2(g) para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.

As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:

  1. o CO2(g) e a água são moléculas de alto teor energético.
  2. os carboidratos convertem energia solar em energia química.
  3. a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
  4. o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.
  5. a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.







Questão 20


(Enem) Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.

Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de

  1. Difteria.
  2. Botulismo.
  3. Tuberculose.
  4. Leptospirose.
  5. Meningite meningocócica.







Questão 21


(Enem) Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?

  1. Colocação de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reprodução.
  2. Substituição das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro.
  3. Remoção dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio.
  4. Higienização adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato.
  5. Colocação de filtros de água nas casas, visto que a reprodução do mosquito acontece em águas contaminadas.







Questão 22


(Enem) Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.

A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque

  1. possui anticorpos contra o agente causador da doença.
  2. possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.
  3. estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
  4. possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.
  5. estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.







Questão 23


(Enem) O Aedes aegypti é vetor transmissor da dengue. Uma pesquisa feita em São Luís - MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatório onde esse mosquito era encontrado. A tabela adiante mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.

De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a redução mais rápida dos focos do mosquito vetor da dengue nesse município deveria ser constituído por

  1. pneus e caixas d`água.
  2. tambores, tanques e depósitos de barro.
  3. vasos de plantas, poços e cisternas.
  4. materiais de construção e peças de carro.
  5. garrafas, latas e plásticos.







Questão 24


(Enem) Entre 1975 e 1999, apenas 15 novos produtos foram desenvolvidos para o tratamento da tuberculose e de doenças tropicais, as chamadas doenças negligenciadas. No mesmo período, 179 novas drogas surgiram para atender portadores de doenças cardiovasculares.

Desde 2003, um grande programa articula esforços em pesquisa e desenvolvimento tecnológico de instituições científicas, governamentais e privadas de vários países para reverter esse quadro de modo duradouro e profissional.

  • I. As doenças negligenciadas, típicas das regiões subdesenvolvidas do planeta, são geralmente associadas à subnutrição e à falta de saneamento básico.
  • II. As pesquisas sobre as doenças negligenciadas não interessam à indústria farmacêutica porque atingem países em desenvolvimento sendo economicamente pouco atrativas.
  • III. O programa de combate às doenças negligenciadas endêmicas não interessa ao Brasil porque atende a uma parcela muito pequena da população.

Sobre as doenças negligenciadas e o programa internacional, considere as seguintes afirmativas:

Está correto apenas o que se afirma em:

  1. I.
  2. II.
  3. III.
  4. I e II.
  5. II e III.







Questão 25


(Enem) Algumas doenças que, durante várias décadas do século XX, foram responsáveis pelas maiores percentagens das mortes no Brasil, não são mais significativas neste início do século XXI. No entanto, aumentou o percentual de mortalidade devida a outras doenças, conforme se pode observar no diagrama: Algumas doenças que, durante várias décadas do século XX, foram responsáveis pelas maiores percentagens das mortes no Brasil, não são mais significativas neste início do século XXI.

No período considerado no diagrama, deixaram de ser predominantes, como causas de morte, as doenças

(MS/SVS/DASIS/cgiae/Sistema de Informação sobre Mortalidade - ENSP/Fiocruz)

  1. infecto-parasitárias, eliminadas pelo êxodo rural que ocorreu entre 1930 e 1940.
  2. infecto-parasitárias, reduzidas por maior saneamento básico, vacinas e antibióticos.
  3. digestivas, combatidas pelas vacinas, vermífugos, novos tratamentos e cirurgias.
  4. digestivas, evitadas graças à melhoria do padrão alimentar do brasileiro.
  5. respiratórias, contidas pelo melhor controle da qualidade do ar nas grandes cidades.







Questão 26


(Enem) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.

TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

  1. induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.
  2. ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
  3. produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
  4. ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.
  5. estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.







Questão 27


(Enem) A partir do primeiro semestre de 2000, a ocorrência de casos humanos de febre amarela silvestre extrapolou as áreas endêmicas, com registro de casos em São Paulo e na Bahia, onde os últimos casos tinham ocorrido em 1953 e 1948. Para controlar a febre amarela silvestre e prevenir o risco de uma reurbanização da doença, foram propostas as seguintes ações:

  • I. Exterminar os animais que servem de reservatório do vírus causador da doença.
  • II. Combater a proliferação do mosquito transmissor.
  • III. Intensificar a vacinação nas áreas onde a febre amarela é endêmica e em suas regiões limítrofes.

É efetiva e possível de ser implementada uma estratégia envolvendo

  1. a ação II, apenas.
  2. as ações I e II, apenas.
  3. as ações I e III, apenas.
  4. as ações II e III, apenas.
  5. as ações I, II e III.







Questão 28


(Enem) Em uma aula de Biologia, o seguinte texto é apresentado:

Lagoa Azul está doente

Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com relação a três doenças: doença de Chagas, esquistossomose e ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas:

  • Proposta 1: Promover uma campanha de vacinação.
  • Proposta 2: Promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água.
  • Proposta 3: Construir rede de saneamento básico.
  • Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
  • Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas.
  • Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.
  • Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do município

Em relação à esquistossomose, a situação é complexa, pois o ciclo de vida do verme que causa a doença tem vários estágios, incluindo a existência de um hospedeiro intermediário, um caramujo aquático, que é contaminado pelas fezes das pessoas doentes. Analisando as medidas propostas, o combate à doença terá sucesso se forem implementadas:

  1. 1 e 6, pois envolvem a eliminação do agente causador da doença e de seu hospedeiro intermediário.
  2. 1 e 4, pois, além de eliminarem o agente causador da doença, também previnem o contato do transmissor com as pessoas sãs.
  3. 4 e 6, pois envolvem o extermínio do transmissor da doença.
  4. 1, 4 e 6, pois atingirão todas as fases do ciclo de vida do agente causador da doença, incluindo o seu hospedeiro intermediário.
  5. 3 e 5, pois prevenirão a contaminação do hospedeiro intermediário pelas fezes das pessoas doentes e a contaminação de pessoas sãs por águas contaminadas.







Questão 29


(Enem) Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada. Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema

  1. digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.
  2. imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.
  3. nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.
  4. reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.
  5. endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.







Questão 30


(Enem) Um fabricante de termômetros orienta em seu manual de instruções que o instrumento deve ficar três minutos em contato com o corpo para aferir a temperatura. Esses termômetros são feitos com o bulbo preenchido com mercúrio conectado a um tubo capilar de vidro.

De acordo com a termodinâmica, esse procedimento se justifica, pois é necessário que

  1. o termômetro e o corpo tenham a mesma energia interna.
  2. a temperatura do corpo passe para o termômetro.
  3. o equilíbrio térmico entre os corpos seja atingido.
  4. a quantidade de calor dos corpos seja a mesma.
  5. o calor do termômetro passe para o corpo.







Questão 31


(Enem) Em um manual de instruções de uma geladeira, constam as seguintes recomendações:

  • Mantenha a porta de seu refrigerador aberta apenas o tempo necessário;
  • É importante não obstruir a circulação do ar com a má distribuição dos alimentos nas prateleiras;
  • Deixe um espaço de, no mínimo, 5 cm entre a parte traseira do produto (dissipador serpentinado) e a parede.

Com base nos princípios da termodinâmica, as justificativas para essas recomendações são, respectivamente:

  1. Reduzir a saída de frio do refrigerador para o ambiente, garantir a transmissão do frio entre os alimentos na prateleira e permitir a troca de calor entre o dissipador de calor e o ambiente.
  2. Reduzir a saída de frio do refrigerador para o ambiente, garantir a convecção do ar interno, garantir o isolamento térmico entre a parte interna e a externa.
  3. Reduzir o fluxo de calor do ambiente para a parte interna do refrigerador, garantir a convecção do ar interno e permitir a troca de calor entre o dissipador e o ambiente.
  4. Reduzir o fluxo de calor do ambiente para a parte interna do refrigerador, garantir a transmissão do frio entre os alimentos na prateleira e permitir a troca de calor entre o dissipador e o ambiente.
  5. Reduzir o fluxo de calor do ambiente para a parte interna do refrigerador, garantir a convecção do ar interno e garantir o isolamento térmico entre as partes interna e externa.







Questão 32


(Enem) Os manuais de refrigerador apresentam a recomendação de que o equipamento não deve ser instalado próximo a fontes de calor, como fogão e aquecedores, ou em local onde incida diretamente a luz do sol. A instalação em local inadequado prejudica o funcionamento do refrigerador e aumenta o consumo de energia.

O não atendimento dessa recomendação resulta em aumento do consumo de energia porque

  1. o fluxo de calor por condução no condensador sofre considerável redução.
  2. a temperatura da substância refrigerante no condensador diminui mais rapidamente.
  3. o fluxo de calor promove significativa elevação da temperatura no interior do refrigerador.
  4. a liquefação da substância refrigerante no condensador exige mais trabalho do compressor.
  5. as correntes de convecção nas proximidades do condensador ocorrem com maior dificuldade.







Questão 33


(Enem) Em 1962, um jingle (vinheta musical) criado por Heitor Carillo fez tanto sucesso que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado. Nele, uma pessoa respondia ao fantasma que batia em sua porta, personificando o "frio", que não o deixaria entrar, pois não abriria a porta e compraria lãs e cobertores para aquecer sua casa. Apesar de memorável, tal comercial televisivo continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria.

DUARTE, M. Jingle é a alma do negócio: livro revela os bastidores das músicas de propagandas. Disponível em:

https://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em: 24 abr. 2019 (adaptado).

Para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de:

  1. Aquecer a casa e os corpos.
  2. Evitar a entrada do frio na casa e nos corpos.
  3. Minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos.
  4. Diminuir a entrada do frio na casa e aquecer os corpos.
  5. Aquecer a casa e reduzir a perda de calor pelos corpos.







Questão 34


(Enem) Duas jarras idênticas foram pintadas, uma de branco e a outra de preto, e colocadas cheias de água na geladeira. No dia seguinte, com a água a 8 °C, foram retiradas da geladeira e foi medido o tempo decorrido para que a água, em cada uma delas, atingisse a temperatura ambiente. Em seguida, a água das duas jarras foi aquecida até 90 °C e novamente foi medido o tempo decorrido para que a água nas jarras atingisse a temperatura ambiente.

Qual jarra demorou menos tempo para chegar à temperatura ambiente nessas duas situações?

  1. A jarra preta demorou menos tempo nas duas situações.
  2. A jarra branca demorou menos tempo nas duas situações.
  3. As jarras demoraram o mesmo tempo, já que são feitas do mesmo material.
  4. A jarra preta demorou menos tempo na primeira situação e a branca, na segunda.
  5. A jarra branca demorou menos tempo na primeira situação e a preta, na segunda.







Questão 35


(Enem) Nos dias frios, é comum ouvir expressões como: "Esta roupa é quentinha" ou então "Feche a janela para o frio não entrar". As expressões do senso comum utilizadas estão em desacordo com o conceito de calor da termodinâmica. A roupa não é "quentinha", muito menos o frio "entra" pela janela.

A utilização das expressões "roupa é quentinha" e "para o frio não entrar" é inadequada, pois o(a)

  1. roupa absorve a temperatura do corpo da pessoa, e o frio não entra pela janela, o calor é que sai por ela.
  2. roupa não fornece calor por ser um isolante térmico, e o frio não entra pela janela, pois é a temperatura da sala que sai por ela.
  3. roupa não é uma fonte de temperatura, e o frio não pode entrar pela janela, pois o calor está contido na sala, logo o calor é que sai por ela.
  4. calor não está contido num corpo, sendo uma forma de energia em trânsito de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura.
  5. calor está contido no corpo da pessoa, e não na roupa, sendo uma forma de temperatura em trânsito de um corpo mais quente para um corpo mais frio.







Questão 36


(Enem) Para a instalação de um aparelho de ar-condicionado, é sugerido que ele seja colocado na parte superior da parede do cômodo, pois a maioria dos fluidos (líquidos e gases), quando aquecidos, sofrem expansão, tendo sua densidade diminuída e sofrendo um deslocamento ascendente. Por sua vez, quando são resfriados, tornam-se mais densos e sofrem um deslocamento descendente.

A sugestão apresentada no texto minimiza o consumo de energia, porque

  1. diminui a umidade do ar dentro do cômodo.
  2. aumenta a taxa de condução térmica para fora do cômodo.
  3. torna mais fácil o escoamento da água para fora do cômodo.
  4. facilita a circulação das correntes de ar frio e quente dentro do cômodo.
  5. diminui a taxa de emissão de calor por parte do aparelho para dentro do cômodo.







Questão 37


(Enem) Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior.

O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá

  1. mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico.
  2. mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio.
  3. mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio.
  4. mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico.
  5. com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura.







Questão 38


(Enem) A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série.

MERLO, A. R. C.; LAPIS, N. L. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: reflexões na interface da psicodinâmica do trabalho e a sociologia do trabalho. Psicologia e Sociedade, n. 1, abr. 2007.

De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a:

  1. proliferação de pequenas e médias empresas, que se equiparam com as novas tecnologias e aumentaram a produção, com aporte do grande capital.
  2. técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo.
  3. passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de produção fabril, concentrando-se, principalmente, na produção têxtil destinada ao mercado interno.
  4. independência política das nações colonizadas, que permitiu igualdade nas relações econômicas entre os países produtores de matérias-primas e os países industrializados.
  5. constituição de uma classe de assalariados, que possuíam como fonte de subsistência a venda de sua força de trabalho e que lutavam pela melhoria das condições de trabalho nas fábricas.







Questão 39


(Enem) TEXTO I

O aparecimento da máquina movida a vapor foi o nascimento do sistema fabril em grande escala, representando um aumento tremendo na produção, abrindo caminho na direção dos lucros, resultado do aumento da procura. Eram forças abrindo um novo mundo.

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1974 (adaptado).

TEXTO II

Os edifícios das fábricas adaptavam-se mal à concentração de numerosa mão de obra, reunida para longos dias de trabalho, numa situação árdua e insalubre. O trabalho nas fábricas destruiu o sistema doméstico de produção. Homens, mulheres e crianças deixavam os lugares onde moravam para trabalhar em diferentes fábricas.

LEITE, M. M. Iniciação à história social contemporânea. São Paulo: Cultrix,1980 (adaptado).

As estratégias empregadas pelos textos para abordar o impacto da Revolução Industrial sobre as sociedades que se industrializavam são, respectivamente,

  1. Ressaltar a expansão tecnológica e deter-se no trabalho doméstico.
  2. Acentuar as inovações tecnológicas e priorizar as mudanças no mundo do trabalho.
  3. Debater as consequências sociais e valorizar a reorganização do trabalho.
  4. Indicar os ganhos sociais e realçar as perdas culturais.
  5. Minimizar as transformações sociais e criticar os avanços tecnológicos.







Questão 40


(Enem) Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à

NEVES, E. Engraxate. Disponível em: www.grafar.blogspot.com Acesso em: 15 fev. 2013.

  1. ideia de progresso.
  2. concentração do capital.
  3. noção de sustentabilidade.
  4. organização dos sindicatos.
  5. obsolescência dos equipamentos.







Questão 41


(Enem) A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos.

THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado).

Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque

  1. A invenção do tear propiciou o surgimento de novas relações sociais.
  2. Os tecelões mais hábeis prevaleceram sobre os inexperientes.
  3. Os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados.
  4. Os artesãos, no período anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência. Os trabalhadores não especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesãos nas fábricas.