Questão 1


(Enem) Mais big do que bang

A comunidade científica mundial recebeu, na semana passada, a confirmação oficial de uma descoberta sobre a qual se falava com enorme expectativa há alguns meses. Pesquisadores do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian revelaram ter obtido a mais forte evidência até agora de que o universo em que vivemos começou mesmo pelo Big Bang, mas este não foi explosão, e sim uma súbita expansão de matéria e energia infinitas concentradas em um ponto microscópico que, sem muitas opções semânticas, os cientistas chamam de "singularidade". Essa semente cósmica permanecia em estado latente e, sem que exista ainda uma explicação definitiva, começou a inchar rapidamente [...]. No intervalo de um piscar de olhos, por exemplo, seria possível, portanto, que ocorressem mais de 10 trilhões de Big Bangs.

ALLEGRETTI, F. Veja, 26 mar. 2014 (adaptado).

No título proposto para esse texto de divulgação científica, ao dissociar os elementos da expressão Big Bang, a autora revela a intenção de

  1. evidenciar a descoberta recente que comprova a explosão de matéria e energia.
  2. resumir os resultados de uma pesquisa que trouxe evidências para a teoria do Big Bang.
  3. sintetizar a ideia de que a teoria da expansão de matéria e energia substitui a teoria da explosão.
  4. destacar a experiência que confirma uma investigação anterior sobre a teoria de matéria e energia.
  5. condensar a conclusão de que a explosão de matéria e energia ocorre em um ponto microscópico.

(Enem) Texto para as questões 2, 3 e 4.

Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 . 109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o ser humano moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!







Questão 2


O texto acima, ao estabelecer um paralelo entre a idade da Terra e a de uma pessoa, pretende mostrar que

  1. a agricultura surgiu logo em seguida aos vegetais, perturbando desde então seu desenvolvimento.
  2. o ser humano só se tornou moderno ao dominar a agricultura e a indústria, em suma, ao poluir.
  3. desde o surgimento da Terra, são devidas ao ser humano todas as transformações e perturbações.
  4. o surgimento do ser humano e da poluição é cerca de dez vezes mais recente que o do nosso planeta.
  5. a industrialização tem sido um processo vertiginoso, sem precedentes em termos de dano ambiental.







Questão 3


O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de

  1. 365 anos
  2. 460 anos.
  3. 900 anos.
  4. 10 000 anos.
  5. 460 000 anos.







Questão 4


Na teoria do Big Bang, o Universo surgiu há cerca de 15 bilhões de anos, a partir da explosão e expansão de uma densíssima gota. De acordo com a escala proposta no texto, essa teoria situaria o início do Universo há cerca de

  1. 100 anos.
  2. 150 anos.
  3. 1 000 anos.
  4. 1 500 anos.
  5. 2 000 anos.







Questão 5


(Enem) TEXTO I

No cordel intitulado Senhor dos Anéis, de autoria de Gonçalo Ferreira da Silva, lê-se a sextilha:

A distância em relação
Ao nosso planeta amado
Pouco menos que a do Sol
Ele está distanciado
E menos denso que a água
Quando no normal estado

MEDEIROS, A.; AGRA, J. T. M., A astronomia na literatura de cordel,

Física na Escola, n. 1, abr. 2010 (fragmento).

TEXTO II

Distâncias médias dos planetas ao Sol e suas densidades médias

u.a = 149 600 000 km, é a unidade astronômica, *Planeta clássico", "Planeta-anão

Características dos planetas. Disponível em: www.astronoo.com. Acesso em: 8 nov. 2019 (adaptado).

Considerando os versos da sextilha e as informações da tabela, a qual planeta o cordel faz referência?

  1. Mercúrio.
  2. Júpiter.
  3. Urano.
  4. Saturno.
  5. Netuno.







Questão 6


(PUC-RS) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, associe os itens da coluna A às informações da coluna B.

Coluna A
1. Fissão Nuclear
2. Fusão Nuclear

Coluna B
( ) Processo cujos produtos são radioativos de longa duração.
( ) Processo de conversão de energia que ocorre no Sol.
( ) Processo de funcionamento da usina de Fukushima, onde, em 2011, houve um acidente nuclear.

A numeração correta, de cima para baixo, é

  1. 2 ⚊ 1 ⚊ 2
  2. 1 ⚊ 1 ⚊ 2
  3. 1 ⚊ 2 ⚊ 1
  4. 1 ⚊ 2 ⚊ 2
  5. 2 ⚊ 1 ⚊ 1

(UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo abaixo.

O Sol é a grande fonte de energia para toda a vida na Terra. Durante muito tempo, a origem da energia irradiada pelo Sol foi um mistério pra a humanidade. Hoje, as modernas teorias de evolução das estrelas nos dizem que a energia irradiada pelo Sol provém de processos de _______ que ocorrem no seu interior, envolvendo núcleos de elementos leves.

  1. Espalhamento
  2. Fusão nuclear
  3. Fissão nuclear
  4. Fotossíntese
  5. Combustão







Questão 7


(UECE) O Sol é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais. Sua massa é muito maior que a massa do planeta Terra. A temperatura média na superfície do Sol chega a milhares de graus Celsius. A luz solar chega ao planeta Terra em poucos minutos, pois ela viaja a uma velocidade de 300.000 km/s. Com relação ao Sol, assinale a afirmação verdadeira.

  1. Na parte mais interior da estrela, ocorrem reações químicas como, por exemplo, a fissão nuclear entre átomos de hidrogênio.
  2. Do ponto de vista químico, o Sol é formado pelos seguintes elementos: 73% de hélio, 25% de hidrogênio e 2% de outros elementos.
  3. Na parte do núcleo do Sol ocorre atrito constante de partículas de hélio. Esse processo é o responsável pela fusão nuclear que transforma massa em energia.
  4. As reações nucleares do Sol transformam o hidrogênio em hélio e nessa transformação é liberada uma enorme quantidade de energia.







Questão 8


(UFU) Os primeiros elementos produzidos após o Big-Bang pela expansão do Universo foram hidrogênio e hélio. As estrelas se formaram desse material primordial e usaram esses dois elementos como combustível para gerar energia através de reações nucleares. Durante essa etapa, as estrelas brilham e produzem os elementos químicos de maior número atômico, principalmente carbono, oxigênio, cálcio e ferro, que são os principais elementos que nos formam e formam também o mundo ao nosso redor. Esses elementos são levados para a superfície das estrelas por convecção ou difusão radiativa, a partir da qual são dispersados por vento estelar ou ejetados para o meio interestelar quando uma estrela massiva explode. Esse material é, então, usado na formação de novas estrelas e de seus planetas.

Disponível em http://astro.if.ufrgs.br/estrelas/node14.htm. Acesso em: 14 fev. 2020. (Adaptado)

Considerando-se as teorias de evolução das estrelas e do universo e o texto acima, é correto afirmar que

  1. a teoria do Big-Bang afirma que a expansão do universo tem origem em um ponto no centro de nossa galáxia.
  2. o movimento de convecção é caracterizado pela troca de energia por meio da irradiação.
  3. as reações que produzem energia nas estrelas são uma forma de fissão nuclear.
  4. o material remanescente de estrelas massivas que explodem pode originar buracos negros.







Questão 9


(Enem) Júpiter, conhecido como o gigante gasoso, perdeu uma das suas listras mais proeminentes, deixando o seus hemisfério sul estranhamente vazio. Observe a região em que a faixa sumiu, destacada pela seta.

Disponível em http://astro.if.ufrgs.br/estrelas/node14.htm. Acesso em: 14 fev. 2020. (Adaptado)

A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera ⚊ uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Como o gás está constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que é captada pelos telescópios, no espaço ou na Terra.

O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alteração

  1. na temperatura da superfície do planeta.
  2. no formato da camada gasosa do planeta.
  3. no campo gravitacional gerado pelo planeta.
  4. na composição química das nuvens do planeta.
  5. na densidade das nuvens que compõem o planeta.







Questão 10


(Enem) Parece que foi ontem. Há 4,57 bilhões de anos, uma gigantesca nuvem de partículas entrou em colapso e formou o nosso Sistema Solar. Demoraram míseros 28 milhões de anos — um piscar de olhos em termos geológicos — para que a Terra surgisse. Isso aconteceu há 4,54 bilhões de anos. No começo, a superfície do planeta era mole e muito quente, da ordem de 1 200 °C. Não demorou tanto assim para a crosta ficar mais fria e surgirem os mares e a terra; isso aconteceu há 4,2 bilhões de anos.

História da Terra. Superinteressante, nov. 2011 (adaptado).

O nosso Sistema Solar se formou, em anos, há

  1. 4 570.
  2. 4 570 000.
  3. 4 570 000 000.
  4. 4 570 000 000 000.
  5. 4 570 000 000 000 000.







Questão 11


(Enem) A disparidade de volume entre os planetas é tão grande que seria possível colocá-los uns dentro dos outros. O planeta Mercúrio é o menor de todos. Marte é o segundo menor: dentro dele cabem três Mercúrios. Terra é o único com vida: dentro dela cabem sete Martes.

Netuno é o quarto maior: dentro dele cabem 58 Terras. Júpiter é o maior dos planetas: dentro dele cabem 23 Netunos.

Revista Veja. Ano 41, no 25, 25 jun. 2008 (adaptado).

Seguindo o raciocínio proposto, quantas Terras cabem dentro de Júpiter?

  1. 406
  2. 1 334
  3. 4 002
  4. 9 338
  5. 28 014







Questão 12


(Enem) A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.

Projecto Física. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980 (adaptado).

Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?

  1. A maior velocidade orbital da Terra faz com que, em certas épocas, ela ultrapasse Marte.
  2. A presença de outras estrelas faz com que sua trajetória seja desviada por meio da atração gravitacional.
  3. A órbita de Marte, em torno do Sol, possui uma forma elíptica mais acentuada que a dos demais planetas.
  4. A atração gravitacional entre a Terra e Marte faz com que este planeta apresente uma órbita irregular em torno do Sol.
  5. A proximidade de Marte com Júpiter, em algumas épocas do ano, faz com que a atração gravitacional de Júpiter interfira em seu movimento.







Questão 13


(UFG) Leia o poema apresentado a seguir.
Pudim de passas
Campo de futebol
Bolinhas se chocando
Os planetas do sistema solar
Átomos
Às vezes
São essas coisas
Em química escolar

LEAL, Murilo Cruz, Soneto de hidrogênio. São João del Rei: Editora UFSJ, 2011.

O poema faz parte de um livro publicado em homenagem ao Ano Internacional da Química. A composição metafórica presente nesse poema remete

  1. aos modelos atômicos propostos por Thomson, Dalton e Rutherford.
  2. às teorias explicativas para as leis ponderais de Dalton, Proust e Lavoisier.
  3. aos aspectos dos conteúdos de cintética química no contexto escolar.
  4. às relações de comparação entre núcleo / eletrosfera e bolinha / campo de futebol
  5. às diferentes dimensões representacionais do sistema solar.







Questão 14


(CFTMG) O filme "Homem de Ferro 2" retrata a jornada de Tony Stark para substituir o metal paládio, que faz parte do reator de seu peito, por um metal atóxico. Após interpretar informações deixadas por seu pai, Tony projeta um holograma do potencial substituto, cuja imagem se assemelha à figura abaixo.

Essa imagem é uma representação do modelo de

  1. Rutherford.
  2. Thomson.
  3. Dalton.
  4. Böhr.







Questão 15


(UEG) Para termos ideia sobre as dimensões atômicas em escala macroscópica podemos considerar que se o prédio central da Univerisdade Estadual de Goiás, em Anápolis, fosse o núcleo do átomo de hidrogênio, a sua eletrosfera pode estar a aproximadamente 1000 km. Dessa forma, o modelo atômico para matéria é uma imensidão de vácuo com altas forças de interação.

Considerando-se a comparação apresentada no enunciado, a presença de eletrosfera é coerente com os modelos atômicos de

  1. Dalton e Böhr.
  2. Böhr e Sommerfeld.
  3. Thompson e Dalton.
  4. Rutherford e Thompson.







Questão 16


(Vunesp) A Lei da Conservação da Massa, enunciada por Lavoisier em 1774, é uma das leis mais importantes das transformações químicas. Ela estabelece que, durante uma transformação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Esta teoria pôde ser explicada, alguns anos mais tarde, pelo modelo atômico de Dalton. Entre as ideias de Dalton, a que oferece a explicação mais apropriada para a Lei da Conservação da Massa de Lavoisier é a que:

  1. Os átomos não são criados, destruídos ou convertidos em outros átomos durante uma transformação química.
  2. Os átomos são constituidos por 3 partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons.
  3. Todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos de caracterização.
  4. Um elétron em um átomo pode ter somente certas quantidades específicas de energia.
  5. Toda a matéria é composta por átomos.







Questão 17


(Enem) O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.

Disponível em: http://www keroagua blogspot. com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado)

A transformação mencionada no texto é a

  1. fusão.
  2. liquefação.
  3. evaporação.
  4. solidificação.
  5. condensação.







Questão 18


(UFES) Um objeto amarelo, quando observado em uma sala iluminada com luz monocromática azul, será visto

  1. amarelo.
  2. azul.
  3. preto.
  4. violeta.
  5. vermelho.







Questão 19


(Enem) A figura representa um prisma óptico, constituído de um material transparente, cujo índice de refração é crescente com a frequência da luz que sobre ele incide. Um feixe luminoso, composto por luzes vermelha, azul e verde, incide na face A, emerge na face B e, após ser refletido por um espelho, incide num filme para fotografia colorida, revelando três pontos.

Observando os pontos luminosos revelados no filme, de baixo para cima, constatam-se as seguintes cores:

  1. Vermelha, verde, azul.
  2. Verde, vermelha, azul.
  3. Azul, verde, vermelha.
  4. Verde, azul, vermelha.
  5. Azul, vermelha, verde.







Questão 20


(UFRN) Ana Maria, modelo profissional, costuma fazer ensaios fotográficos e participar de desfiles de moda. Em trabalho recente, ela usou um vestido que apresentava cor vermelha quando iluminado pela luz do sol. Ana Maria irá desfilar novamente usando o mesmo vestido. Sabendo-se que a passarela onde Ana Maria vai desfilar será iluminada agora com luz monocromática verde, podemos afirmar que o público perceberá seu vestido como sendo

  1. verde, pois é a cor que incidiu sobre o vestido.
  2. preto, porque o vestido só reflete a cor vermelha.
  3. de cor entre vermelha e verde devido à mistura das cores.
  4. vermelho, pois a cor do vestido independe da radiação incidente.

(UNIRIO) Durante a final da Copa do Mundo, um cinegrafista, desejando alguns efeitos especiais, gravou cena em um estúdio completamente escuro, onde existia uma bandeira da "Azurra" (azul e branca) que foi iluminada por um feixe de luz amarela monocromática. Quando a cena foi exibida ao público, a bandeira apareceu:

  1. verde e branca.
  2. verde e amarela.
  3. preta e branca.
  4. preta e amarela.
  5. azul e branca.







Questão 21


(Enem) As notas musicais podem ser agrupadas de modo a formar um conjunto. Esse conjunto pode formar uma escala musical. Dentre as diversas escalas existentes, a mais difundida é a escala diatônica, que utiliza as notas denominadas dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Essas notas estão organizadas em ordem crescente de alturas, sendo a nota dó a mais baixa e a nota si a mais alta.

Considerando uma mesma oitava, a nota si é a que tem menor

  1. amplitude
  2. frequência
  3. velocidade
  4. intensidade
  5. comprimento de onda.







Questão 22


(Enem) O morcego emite pulsos de curta duração de ondas ultrassônicas, os quais voltam na forma de ecos após atingirem objetos no ambiente, trazendo informações a respeito das suas dimensões, suas localizações e dos seus possíveis movimentos. Isso se dá em razão da sensibilidade do morcego em detectar o tempo gasto para os ecos voltarem, bem como das pequenas variações nas frequências e nas intensidades dos pulsos ultrassônicos. Essas características lhe permitem caçar pequenas presas mesmo quando estão em movimento em relação a si. Considere uma situação unidimensional em que uma mariposa se afasta, em movimento retilíneo e uniforme, de um morcego em repouso.

A distância e velocidade da mariposa, na situação descrita, seriam detectadas pelo sistema de um morcego por quais alterações nas características dos pulsos ultrassônicos?

  1. Intensidade diminuída, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida diminuída.
  2. Intensidade aumentada, o tempo de retorno diminuído e a frequência percebida diminuída.
  3. Intensidade diminuída, o tempo de retorno diminuído e a frequência percebida aumentada.
  4. Intensidade diminuída, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida aumentada.
  5. Intensidade aumentada, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida aumentada.







Questão 23


(Enem) Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro.

Essa diferenciação se deve principalmente ao(à)

  1. intensidade sonora do som de cada instrumento musical.
  2. potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais.
  3. diferente velocidade de propagação do som emitido por cada instrumento musical.
  4. timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes.
  5. altura do som, que possui diferentes frequências para diferentes instrumentos musicais.







Questão 24


(Enem) Quando adolescente, as nossas tardes, após as aulas, consistiam em tomar às mãos o violão e o dicionário de acordes de Almir Chediak e desafiar nosso amigo Hamilton a descobrir, apenas ouvindo o acorde, quais notas eram escolhidas. Sempre perdíamos a aposta, ele possui o ouvido absoluto.

O ouvido absoluto é uma característica perceptual de poucos indivíduos capazes de identificar notas isoladas sem outras referências, isto é, sem precisar relacioná-las com outras notas de uma melodia.

LENT, R. O cérebro do meu professor de acordeão. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 15 ago. 2012 (adaptado)

No contexto apresentado, a propriedade física das ondas que permite essa distinção entre as notas é a

  1. frequência.
  2. intensidade.
  3. forma da onda.
  4. amplitude da onda.
  5. velocidade de propagação.







Questão 25


(Enem) A terapia celular tem sido amplamente divulgada como revolucionária, por permitir a regeneração de tecidos a partir de células novas. Entretanto, a técnica de se introduzirem novas células em um tecido, para o tratamento de enfermidades em indivíduos, já era aplicada rotineiramente em hospitais.

A que técnica refere-se o texto?

  1. Vacina.
  2. Biópsia.
  3. Hemodiálise.
  4. Quimioterapia.
  5. Transfusão de sangue.







Questão 26


(Enem) Alterações no genoma podem ser ocasionadas por falhas nos mecanismos de cópia e manutenção do DNA, que ocorrem aleatoriamente. Assim, a cada ciclo de replicação do DNA, existe uma taxa de erro mais ou menos constante de troca de nucleotídeos, independente da espécie. Partindo-se desses pressupostos, foi construída uma árvore filogenética de alguns mamíferos, conforme a figura, na qual o comprimento da linha horizontal é proporcional ao tempo de surgimento da espécie a partir de seu ancestral mais próximo.

ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. Nova York: Garland Publisher, 2008.

Qual espécie é geneticamente mais semelhante ao seu ancestral mais próximo?

  1. Cavalo
  2. Ovelha
  3. Veado
  4. Porco
  5. Vaca







Questão 27


(Enem) Entre 2014 e 2016, as regiões central e oeste da África sofreram um grave epidemia de febre hemorrágica causada pelo vírus ebola, que se manifesta em até 21 dias após a infecção e cuja taxa de letalidade (enfermos que vão a óbito) pode chegar a 90%. Em regiões de clima tropical e subtropical, um outro vírus também pode causar febre hemorrágica: o vírus da dengue, que, embora tenha período de incubação menor (até 10 dias), apresenta taxa de letalidade abaixo de 1%.

Disponível em: www.who.int. Acesso em: 1 fev. 2017 (adaptado).

Segundo as informações do texto e aplicando princípios de evolução biológica às relações do tipo patógeno-hospedeiro, qual dos dois vírus infecta seres humanos há mais tempo?

  1. Ebola, pois o maior período de incubação reflete duração mais longa do processo de coevolução patógeno-hospedeiro.
  2. Dengue, pois o menor período de incubação reflete duração mais longa do processo de coevolução patógeno-hospedeiro.
  3. Ebola, cuja alta letalidade indica maior eficiência do vírus em parasitar seus hospedeiros, estabelecida ao longo de sua evolução.
  4. Ebola, cujos surtos epidêmicos concentram-se no continente africano, reconhecido como berço da origem evolutiva dos seres humanos.
  5. Dengue, cuja baixa letalidade indica maior eficiência do vírus em parasitar seus hospedeiros, estabelecida ao longo da coevolução patógeno-hospedeiro.







Questão 28


(Enem) A irradiação e o sucesso evolutivo das angiospermas estão associados à ação de animais que atuam na polinização de suas flores, principalmente os insetos. Nessa relação, os insetos foram e ainda são beneficiados com alimento.

Para as angiospermas, essa coevolução foi vantajosa por

  1. reduzir a ação dos herbívoros.
  2. reduzir a competição interespecífica.
  3. aumentar sua variabilidade genética.
  4. aumentar a produção de grãos de pólen.
  5. aumentar a independência da água para reprodução.







Questão 29


(Enem) Darwin, em viagem às lhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo como tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos.

O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de

  1. mutação.
  2. adaptação.
  3. seleção natural.
  4. recombinação gênica.
  5. variabilidade genética.







Questão 30


(Enem) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo "evolução" pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas. Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por

  1. modificação de características.
  2. incremento no tamanho corporal.
  3. complexificação de seus sistemas.
  4. melhoria de processos e estruturas.
  5. especialização para uma determinada finalidade.







Questão 31


(Enem) Charles R. Darwin (1809-1882) apresentou em 1859, no livro A origem das espécies, suas ideias a respeito dos mecanismos de evolução pelo processo da seleção natural. Ao elaborar a Teoria da Evolução, Darwin não conseguiu obter algumas respostas aos seus questionamentos

O que esse autor não conseguiu demonstrar em sua teoria?

  1. A sobrevivência dos mais aptos.
  2. A origem das variações entre os indivíduos.
  3. O crescimento exponencial das populações.
  4. A herança das características dos pais pelos filhos.
  5. A existência de características diversas nos seres da mesma espécie.







Questão 32


(Enem) S Enem 2016 - 3ª aplicação) Para verificar a eficácia do teste de DNA na determinação de paternidade, cinco voluntários, dentre eles o pai biológico de um garoto, cederam amostras biológicas para a realização desse teste. A figura mostra o resultado obtido após a identificação dos fragmentos de DNA de cada um deles.

OLIVEIRA, F. B.; SILVEIRA, R. M. V. O teste de DNA na sala de aula:

é possível ensinar biologia a partir de temas atuais. Revista Genética na Escola, abr. 2010.

Após a análise das bandas de DNA, pode-se concluir que o pai biológico do garoto é o

  1. 1° voluntário.
  2. 2° voluntário.
  3. 3° voluntário.
  4. 4° voluntário.
  5. 5° voluntário.







Questão 33


(Enem) Os frutos da pupunha têm cerca de 1g em populações silvestres no Acre, mas chegam a 70 g em plantas domesticadas por populações indígenas. No princípio, porém, a domesticação não era intencional. Os grupos humanos apenas identificavam vegetais mais saborosos ou úteis, e sua propagação se dava pelo descarte de sementes para perto dos sítios habitados.

DÓRIA, C. A.; VIEIRA, I. C. G. Iguarias da floresta. Ciência Hoje, n. 310, dez. 2013.

A mudança de fenótipo (tamanho dos frutos) nas populações domesticadas de pupunha deu-se porque houve

  1. introdução de novos genes.
  2. redução da pressão de mutação.
  3. diminuição da uniformidade genética.
  4. aumento da frequência de alelos de interesse.
  5. expressão de genes de resistência a patógenos.







Questão 34


(Enem) Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.

A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas

  1. híbridas, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas.
  2. híbridas, de fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas.
  3. de linhagem pura, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas.
  4. de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem sementes lisas e rugosas.
  5. de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem apenas sementes rugosas.







Questão 35


(Enem) A Lei Federal n.º 9.985/2000, que instituiu o sistema nacional de unidades de conservação, define dois tipos de áreas protegidas. O primeiro, as unidades de proteção integral, tem por objetivo preservar a natureza, admitindo-se apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, isto é, aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais. O segundo, as unidades de uso sustentável, tem por função compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos recursos naturais. Nesse caso, permite-se a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo-se a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

Considerando essas informações, analise a seguinte situação hipotética.

Ao discutir a aplicação de recursos disponíveis para o desenvolvimento de determinada região, organizações civis, universidade e governo resolveram investir na utilização de uma unidade de proteção integral, o Parque Nacional do Morro do Pindaré, e de uma unidade de uso sustentável, a Floresta Nacional do Sabiá. Depois das discussões, a equipe resolveu levar adiante três projetos:

  • • o projeto I consiste de pesquisas científicas embasadas exclusivamente na observação de animais;
  • • o projeto II inclui a construção de uma escola e de um centro de vivência;
  • • o projeto III promove a organização de uma comunidade extrativista que poderá coletar e explorar comercialmente frutas e sementes nativas.

Nessa situação hipotética, atendendo-se à lei mencionada acima, é possível desenvolver tanto na unidade de proteção integral quanto na de uso sustentável

  1. apenas o projeto I.
  2. apenas o projeto III.
  3. apenas os projetos I e II.
  4. apenas os projetos II e III.
  5. todos os três projetos.







Questão 36


(Enem) Analisando-se os dados do gráfico abaixo, que remetem a critérios e objetivos no estabelecimento de unidades de conservação no Brasil, constata-se que

Ministério do Meio Ambiente, Cadastro Nacional de Unidades de Conservação.

  1. o equilíbrio entre unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável já atingido garante a preservação presente e futura da Amazônia.
  2. as condições de aridez e a pequena diversidade biológica observadas na Caatinga explicam por que a área destinada à proteção integral desse bioma é menor que a dos demais biomas brasileiros.
  3. o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa, biomas mais intensamente modificados pela ação humana, apresentam proporção maior de unidades de proteção integral que de unidades de uso sustentável.
  4. o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade.
  5. a sustentabilidade do Pantanal é inatingível, razão pela qual não foram criadas unidades de uso sustentável nesse bioma.







Questão 37


(Enem) A Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação surge de um conflito muito sério de interesses: de um lado a atividade ilimitada e expansiva de exploração de recursos naturais, de outro a necessidade de garantir a manutenção das bases naturais, para a existência do ser humano e para a própria continuidade da atividade econômica expansiva que se quer represar.

RODRIGUES, J. E. R. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Revista dos Tribunais, 2005.

A diversidade na classificação das unidades de conservação, definidas pela lei, revela a existência de um impasse, pois

  1. restringe o uso da população local à função turística.
  2. amplia as possibilidades do termo desenvolvimento sustentável.
  3. reforça a lógica da preservação dos recursos naturais.
  4. devolve a gerência desses espaços para o poder público.
  5. garante a prioridade da criação de novas áreas no espaço rural.







Questão 38


(UFSC) As chamadas Unidades de Conservação são fundamentais para a proteção da fauna e da flora no Brasil e para o desenvolvimento sustentável do país. Sobre essa afirmação e a definição legal abaixo, é CORRETO afirmar que:

(A resposta é igual a soma dos números correspondentes as alternativas corretas.)

Unidade de Conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

(Lei Federal n. 9.985, de 18 de julho de 2000)

1. nas áreas das chamadas Unidades de Conservação, não é permitido nenhum tipo de exploração dos recursos naturais, nem mesmo o turismo.

2. o objetivo principal das Unidades de Conservação no país é a proteção da fauna e da flora; no entanto, ao impedir a destruição desses elementos, também protege a geologia e o relevo de ações de degradação do ambiente.

4. há exemplos de comunidades ribeirinhas na Amazônia que sobrevivem dentro de uma Unidade de Conservação utilizando de forma equilibrada os recursos naturais e ainda recebendo visitantes para práticas de ecoturismo.

8. no Brasil, a primeira Unidade de Conservação surgiu no bioma Mata Atlântica, próximo ao litoral e às grandes cidades, mas hoje tem crescido a preocupação em criar Unidades de Conservação no bioma Amazônia dada a sua extensão e a fragilidade do ambiente em face do avanço da agropecuária e do desmatamento para a retirada de madeira.

16. como em outros países, o Brasil conta com uma bem estruturada rede de proteção à fauna e à flora, com infraestrutura organizada para educação ambiental e ecoturismo, na qual todas as Unidades de Conservação federais ⚊ que são espaços fundamentais para a observação da natureza ⚊ estão incluídas.


Resposta: 2 + 4 + 8 = 14.