Questão 1


(UNEMAT) A poluição do ar atmosférico, principalmente nos grandes centros urbanos, causam impactos ambientais em diferentes escalas: local, regional e até mesmo global. Alguns desses impactos são bastante conhecidos pelos moradores das principais metrópoles mundiais, como inversão térmica, ilhas de calor, chuva ácida, efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.

Com base nesse enunciado, assinale a alternativa correta.

  1. Os principais impactos observados, apenas em escala local, são o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.
  2. Em escala global destacam-se a inversão térmica, as ilhas de calor e as chuvas ácidas.
  3. As ilhas de calor são comuns nas grandes cidades e também em áreas com muitas edificações e indústrias, onde as médias térmicas das áreas centrais são mais altas que na periferia ou na zona rural (áreas pouco edificadas).
  4. A inversão térmica é um fenômeno que ocorre apenas nas grandes cidades. Ela ocorre em virtude da grande concentração de prédios que impedem a circulação do ar.
  5. A chuva ácida é um fenômeno que ocorre apenas nas áreas de baixa latitude, pouco desenvolvidas e que apresentam os maiores índices pluviométricos do planeta, a exemplo da Amazônia brasileira.







Questão 2


(IF-BA) Já se tornou até um clichê dizer que o planeta Terra deveria se chamar planeta Água. Mas o chavão faz todo o sentido quando notamos que o líquido é a substância mais presente no globo, cobrindo mais de 70% da superfície.

Geografia atualidades 2014, p. 46

Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre as características e dinâmica da hidrosfera no mundo, é INCORRETO afirmar que:

  1. O fenômeno da rotação terrestre não colabora para a formação das marés. O movimento de subida e descida das águas em relação à costa é ocasionado exclusivamente pela atração que a Lua e o Sol exercem sobre as massas de água.
  2. Os mares são porções menores de água salgada ligada aos oceanos. Em geral, são classificados de acordo com a maneira pela qual se juntam aos oceanos, sendo comumente chamados mares abertos, continentais e fechados.
  3. As correntes marítimas são um tipo de movimento das águas oceânicas influenciado, entre outros fatores, pela rotação da Terra e em razão da inclinação do eixo terrestre, bem como pela diferença térmica entre a linha do Equador e as zonas polares.
  4. Toda a água disponível no planeta está em constante renovação. Esse processo no qual a água se desloca da superfície terrestre e da atmosfera, passando pelos estados líquido, sólido e gasoso, recebe comumente o nome de ciclo hidrológico.
  5. Os mananciais constituem-se como fontes de água, superficiais e subsuperficiais, que podem ser usadas para o abastecimento das populações. Ainda assim, percebe-se que a interferência humana nesses ambientes vem reduzindo drasticamente a quantidade de água potável no planeta.







Questão 3


(UEMA) Os eclipses solar e lunar são fenômenos astronômicos que ocorrem sob determinadas condições naturais. A época de ocorrência, a duração e as circunstâncias desses eclipses dependem da geometria variável do sistema Terra-Lua-Sol.

As fases da Lua em que ocorrem os eclipses solar e lunar, respectivamente, são

  1. nova e cheia.
  2. minguante e nova.
  3. minguante e crescente.
  4. cheia e crescente.
  5. nova e minguante.







Questão 4


(UNIRG - TO) O esquema a seguir representa um eclipse solar, no qual a Lua, ao passar entre a Terra e o Sol, produz regiões de umbra (cone de sombra), penumbra e antumbra. Na região da umbra, o eclipse é total (A), na região de penumbra, o eclipse é parcial (C) e na antumbra é anular (B).

Disponível em: Eclipses_solares.en.png >. Acesso em 28 out. 2016. [Adaptado]

Essas regiões acontecem porque os raios que partem do Sol

  1. são independentes.
  2. interferem-se ao passar pela Lua.
  3. são reversíveis.
  4. propagam-se retilineamente.







Questão 5


(Enem) A figura mostra, de forma esquemática, uma representação comum em diversos livros e textos sobre eclipses. Apenas analisando essa figura, um estudante pode concluir que os eclipses podem ocorrer duas vezes a cada volta completa da lua em torno da Terra. Apesar de a figura levar a essa percepção, algumas informações adicionais são necessárias para se concluir que nem o eclipse solar, nem o lunar ocorrem com tal periodicidade.

Ilustração esquemática da ocorrência de eclipses

A periodicidade dos eclipses ser diferente da possível percepção do estudante ocorre em razão de

  1. eclipses noturnos serem imperceptíveis da Terra.
  2. planos das órbitas da Terra e da lua serem diferentes.
  3. distância entre a Terra e a lua variar ao longo da órbita.
  4. eclipses serem visíveis apenas em parte da superfície da Terra.
  5. o Sol ser uma fonte de luz extensa comparado ao tamanho da lua.







Questão 6


(Fatec) Em 2019 comemorou-se, em todo o mundo, o centenário das observações astronômicas realizadas na cidade de Sobral (CE), durante o eclipse solar de 29 de maio de 1919. As medidas da deflexão da luz decorrentes das estrelas na borda do Sol constituíram uma prova fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral do físico Albert Einstein.

. Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

Sobre o eclipse referido, é correto afirmar que

  1. as regiões de eclipse solar total comprovam a Terra ser plana e as de eclipse solar parcial a lua ser esférica.
  2. as regiões de eclipse solar total equivalem às penumbras e as de eclipse solar parcial, às sombras.
  3. a Terra se coloca entre o Sol e a lua, projetando, assim, a sombra da Terra na lua.
  4. a Terra se coloca entre o Sol e a lua, projetando, assim, a sombra da Terra na lua.
  5. a lua se coloca entre o Sol e a Terra, projetando, assim, a sombra da lua na Terra.







Questão 7


(Unioeste PR) No dia 27 de julho deste ano de 2018, aconteceu um fenômeno celeste denominado de "Lua de Sangue". Considerado o eclipse lunar com maior duração já ocorrido no século 21, o fenômeno acontece devido à luz do Sol, que é refratada pela atmosfera da Terra e chega à superfície da Lua no espectro do vermelho (REVISTA GALILEU, 2018). Sobre o fenômeno dos eclipses, a propagação da luz e as cores dos objetos, assinale a alternativa CORRETA.

(Fonte: REVISTA GALILEU, Lua de Sangue: por que o eclipse será o mais longo do século? Disponível em:

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/07/lua-de-sangue-por-que-o-eclipse-sera-o-mais-longo-doseculo.html. Acesso em: 20 de agosto de 2018.

  1. O fenômeno da interferência explica a decomposição da luz branca nas diversas cores que formam o espectro da luz visível quando essa atravessa a atmosfera terrestre.
  2. Dentre as cores visíveis, a vermelha é a que possui maior energia, por isso ela consegue atravessar a atmosfera terrestre e atingir a superfície da Lua durante o eclipse.
  3. Eclipses são fenômenos que acontecem como consequência imediata do princípio de propagação retilínea da luz.
  4. No fenômeno da "Lua de Sangue", a Lua absorve apenas a frequência do vermelho e reflete as demais frequências da luz solar.
  5. O eclipse lunar ocorre quando a Lua se encontra entre o Sol e a Terra, em perfeito alinhamento, projetando sua sombra sobre a superfície do planeta.







Questão 8


(Enem) Os fundamentos da meteorologia tropical, como mostrou Richard Grove, foram estabelecidos durante o grande El Niño de 1790-91, que, além de levar a seca e a fome a Madras e Bengala, desmantelou a agricultura em várias colônias caribenhas da Inglaterra. Pela primeira vez, medições meteorológicas simultâneas, milhares de milhas distantes entre si, sugeriram que aquelas condições de tempo extremo talvez estivessem associadas em todos os trópicos — uma ideia que só seria completamente desenvolvida durante a seca global de 1876-78.

DAVIS, M. Holocaustos coloniais: clima, fome e imperialismo na formação do Terceiro Mundo. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2002.

O fenômeno climático citado ocorre periodicamente e tem como causa o aumento da

  1. temperatura das águas do Pacífico.
  2. atividade vulcânica no Círculo do Fogo.
  3. velocidade dos ventos no Hemisfério Sul.
  4. atuação da Massa Equatorial Continental.
  5. liquefação das geleiras no Ártico.







Questão 9


(UEL PR) Leia o texto a seguir.

A climatologia constitui o estudo científico do clima. Ela trata dos padrões de comportamento da atmosfera em suas interações com as atividades humanas e com a superfície do Planeta durante um longo período de tempo.

MENDONÇA, F; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007, p. 15.

Com base nos conhecimentos sobre climatologia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) O estudo em climatologia possibilitou desvendar as dinâmicas naturais e o comportamento da atmosfera para que grupos sociais superassem a condição de meros espectadores das intempéries naturais e compreendessem o funcionamento de alguns fenômenos, em diferentes escalas.

( ) Os monitoramentos das condições atmosféricas, realizados a cada segundo, em escala local, foram possíveis em razão do lançamento de satélites meteorológicos, de maior confiabilidade, desde o final do século XIX.

( ) A ilha de calor é um fenômeno climático típico das grandes cidades que colabora para aumentar os índices de poluição, resultando na elevação das temperaturas médias nas áreas centrais da mancha urbana, em comparação com as áreas periféricas ou rurais.

( ) O difícil acesso às informações meteorológicas e climáticas tornou os conhecimentos da dinâmica atmosférica planetária e regional restritos à elite científica, o que impediu a elaboração de pesquisas e a popularização da ciência climatológica.

( ) Os elementos do clima ⚊ radiação solar, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, precipitação ⚊ são grandezas que caracterizam o estado da atmosfera e descrevem suas condições em um dado local e instante. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. V, F, V, F, V.
  2. V, F, F, V, F.
  3. F, V, V, F, F.
  4. F, V, F, V, V.
  5. V, V, F, F, V.







Questão 10


(PUC-Camp) Considere os climogramas de cidades brasileiras.

Climogramas - puc 2021

(Adaptado de: FERREIRA, Graça M.L. Atlas geográfico: espaço mundial)

Sobre as condições climáticas mostradas nos climogramas, é correto afirmar que

  1. 1 e 3 caracterizam áreas equatoriais sem períodos de seca, mas com variação sazonal de temperatura.
  2. 3 representa área de grande amplitude térmica característica das médias latitudes.
  3. 2 destaca área de clima semiárido com período seco e grande amplitude térmica.
  4. 2 e 3 caracterizam áreas de clima tropical com diferenças relacionadas à continentalidade.
  5. 1 indica área de clima tropical influenciada por ventos alísios que trazem umidade do mar.







Questão 11


(Enem) Para estudar os cromossomos, é preciso observá-los no momento em que se encontram no ponto máximo de sua condensação. A imagem corresponde ao tecido da raiz de cebola, visto ao microscópio, e cada número marca uma das diferentes etapas do ciclo celular.

Disponível em: www.histologia.icb.ufg.br. Acesso em: 6 mar. 2015 (adaptado).

Qual número corresponde à melhor etapa para que esse estudo seja possível?

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5







Questão 12


(Enem) A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal.

Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal?

  1. Arquegônio, que protege o embrião multicelular
  2. Broto, que propaga vegetativamente as plantas
  3. Fruto, que garante uma maior eficiência na dispersão
  4. Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada
  5. Semente alada, que favorece a dispersão aérea







Questão 13


(Enem) O cruzamento de duas espécies da família das Anonáceas, a cherimoia (Annona cherimola) com a fruta-pinha (Annona squamosa), resultou em uma planta híbrida denominada de atemoia. Recomenda-se que o seu plantio seja por meio de enxertia.

Um dos benefícios dessa forma de plantio é a

  1. ampliação da variabilidade genética.
  2. produção de frutos das duas espécies.
  3. manutenção do genótipo da planta híbrida.
  4. reprodução de clones das plantas parentais.
  5. modificação do genoma decorrente da transgenia.







Questão 14


(UFG) Em uma sociedade de abelhas, a casta operária é constituída de indivíduos do sexo:

  1. masculino adulto
  2. masculino e feminino
  3. feminino
  4. masculino e jovem
  5. não determinado.







Questão 15


(CESGRANRIO) Quando um óvulo se desenvolve e chega a produzir um animal, na ausência de fertilização, temos o que se chama de:

  1. hermafroditismo
  2. partenogênese
  3. metamorfose
  4. fecundação interna
  5. malformação congênita







Questão 16


(Fatec) Considere os seguintes processos:

I. Uma planária fragmenta-se em três pedaços, originando três novas planárias.

II. Uma população de microcrustáceos é formada somente por fêmeas que põem ovos dos quais se desenvolvem novas fêmeas.

III. Um rato macho acasala-se com uma fêmea, produzindo seis filhotes.

Pode-se afirmar, com certeza, que a variabilidade genética é uma das características dos descendentes resultantes somente de

  1. I.
  2. II.
  3. III.
  4. I e II.
  5. I e III.







Questão 17


(Enem) Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, são encontradas populações de determinada espécie de lagarto que se reproduzem por partenogênese. Essas populações são constituídas, exclusivamente, por fêmeas que procriam sem machos, gerando apenas fêmeas. Isso se deve a mutações que ocorrem ao acaso nas populações bissexuais. Avalie as afirmações seguintes, relativas a esse processo de reprodução.

I. Na partenogênese, as fêmeas dão origem apenas a fêmeas, enquanto, nas populações bissexuadas, cerca de 50% dos filhotes são fêmeas.

II. Se uma população bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenogênese, esta última desaparece.

III. Na partenogênese, um número x de fêmeas e capaz de produzir o dobro do número de descendentes de uma população bissexuada de x indivíduos, uma vez que, nesta, só a fêmea põe ovos.

É correto o que se afirma

  1. Apenas em I.
  2. Apenas em II.
  3. Apenas em I e III.
  4. Apenas em II e III.
  5. em I, II e III.







Questão 18


(UFPR) Para facilitação de seu estudo, muitas vezes o corpo humano é dividido em sistemas. Entretanto as funções fisiológicas desempenhadas pelo corpo não estão dissociadas e ocorrem por meio da integração desses diferentes sistemas. Sobre os sistemas circulatório, respiratório e imunológico, considere as seguintes afirmativas:

1. O oxigênio, O2, assimilado pelo corpo por meio das trocas gasosas realizadas pelo sistema respiratório, é distribuído pelas hemácias presentes no sangue, ligado a moléculas de hemoglobinas, desempenhando papel importante no processo de produção de energia da maioria das células do corpo.

2. As artérias são vasos que transportam o sangue proveniente do coração, podendo, inclusive, transportar sangue venoso, como no caso das artérias pulmonares.

3. O timo, o baço e os linfonodos fazem parte do sistema linfático, que, entre outras funções, desempenha papel importante no sistema de defesa do corpo humano.

4. O sistema circulatório é composto pelo sistema sanguíneo, que transporta o oxigênio, e pelo linfático, responsável pelo transporte de CO2.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  2. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  5. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.







Questão 19


(UNILINS) As funções desempenhadas pelos órgãos do nosso corpo devem ser realizadas harmoniosamente. Para que isso ocorra, existem os chamados sistemas integradores, responsáveis pela coordenação de todas as atividades. Tais sistemas são:

  1. Circulatório e excretor.
  2. Endócrino e nervoso.
  3. Nervoso e respiratório.
  4. Endócrino e circulatório.
  5. Circulatório e respiratório.







Questão 20


(Enem) O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural dos organismos não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da:

  1. alta concentração de macrófagos.
  2. elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.
  3. aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.
  4. rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.
  5. presença de células de memória que atuam na resposta secundária.







Questão 21


(Enem) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.

TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

  1. induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.
  2. ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
  3. produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
  4. ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.
  5. estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.







Questão 22


(Enem) A Síndrome da Imunociência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 174 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.

Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 maio 2009 (adaptado).

A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente

  1. do aumento do uso de preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus HIV menos letal.
  2. da melhoria das condições alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles.
  3. do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV.
  4. das melhorias sanitárias implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais.
  5. das campanhas que estimulam a vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde.







Questão 23


(Enem) Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou não relaxada.

Essa temática vem sendo abordada pela mídia:

"Medicamentos já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV. Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti-AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois subtipos mais prevalentes no país, F e B".

(Adaptado do Jornal do Brasil, 02/10/2001.)

Dadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de casos da doença em adolescentes, afirma-se que

I. O sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e não utilizar medidas de proteção, pois se criou a ideia de que estes remédios sempre funcionam.

II. Os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada.

III. Os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectados também devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis.

Está correto o que se afirma em

  1. I, apenas.
  2. II, apenas.
  3. I e III, apenas.
  4. II e III, apenas.
  5. I, II e III.







Questão 24


(Enem) Há muitos mitos em relação a como se proteger de raios, cobrir espelhos e não pegar em facas, garfos e outros objetos metálicos, por exemplo. Mas, de fato, se houver uma tempestade com raios, alguns cuidados são importantes, como evitar ambientes abertos. Um bom abrigo para proteção é o interior de um automóvel, desde que este não seja conversível.

OLIVEIRA, A. Ralos nas tempestades de verão. Disponivel em: hitp:icienciahoje uol com.br. Acesso em: 10 dez. 2014 (adaptado).

Qual o motivo físico da proteção fornecida pelos automóveis, conforme citado no texto?

  1. Isolamento elétrico dos pneus.
  2. Efeito de para-raios da antena.
  3. Blindagem pela carcaça metálica.
  4. Escoamento da água pela lataria.
  5. Aterramento pelo fio terra da bateria.







Questão 25


(Enem) Por qual motivo ocorre a eletrização ilustrada na tirinha?

  1. Troca de átomos entre a calça e os pelos do gato.
  2. Diminuição do número de prótons nos pelos do gato.
  3. Criação de novas partículas eletrizadas nos pelos do gato.
  4. Movimentação de elétrons entre a calça e os pelos do gato.
  5. Repulsão entre partículas elétricas da calça e dos pelos do gato.







Questão 26


(Enem) (Alguns peixes, como o poraquê, a enguia-elétrica da Amazônia, podem produzir uma corrente elétrica quando se encontram em perigo. Um poraquê de 1 metro de comprimento, em perigo, produz uma corrente em torno de 2 ampères e uma voltagem de 600 volts.

O quadro apresenta a potência aproximada de equipamentos elétricos.O quadro apresenta a potência aproximada de equipamentos elétricos.

O equipamento elétrico que tem potência similar àquela produzida por esse peixe em perigo é o(a)

  1. exaustor.
  2. computador.
  3. aspirador de pó.
  4. churrasqueira elétrica.
  5. secadora de roupas.







Questão 27


(Enem) Em uma manhã ensolarada, uma jovem vai até um parque para acampar e ler. Ela monta sua barraca próxima de seu carro, de uma árvore e de um quiosque de madeira. Durante sua leitura, a jovem não percebe a aproximação de uma tempestade com muitos relâmpagos.

A melhor maneira de essa jovem se proteger dos relâmpagos é

  1. entrar no carro.
  2. entrar na barraca.
  3. entrar no quiosque.
  4. abrir um guarda-chuva.
  5. ficar embaixo da árvore.







Questão 28


(Enem) Duas irmãs que dividem o mesmo quarto de estudos combinaram de comprar duas caixas com tampas para guardarem seus pertences dentro de suas caixas, evitando, assim, a bagunça sobre a mesa de estudos. Uma delas comprou uma metálica, e a outra, uma caixa de madeira de área e espessura lateral diferentes, para facilitar a identificação. Um dia as meninas foram estudar para a prova de Física e, ao se acomodarem na mesa de estudos, guardaram seus celulares ligados dentro de suas caixas. Ao longo desse dia, uma delas recebeu ligações telefônicas, enquanto os amigos da outra tentavam ligar e recebiam a mensagem de que o celular estava fora da área de cobertura ou desligado.

Para explicar essa situação, um físico deveria afirmar que o material da caixa, cujo telefone celular não recebeu as ligações é de

  1. madeira, e o telefone não funcionava porque a madeira não é um bom condutor de eletricidade.
  2. metal, e o telefone não funcionava devido à blindagem eletrostática que o metal proporcionava.
  3. metal, e o telefone não funcionava porque o metal refletia todo tipo de radiação que nele incidia.
  4. metal, e o telefone não funcionava porque a área lateral da caixa de metal era maior.
  5. madeira, e o telefone não funcionava porque a espessura desta caixa era maior que a espessura da caixa de metal.







Questão 29


(Enem) Em determinado mês, o consumo de energia elétrica da residência de uma família foi de 400 kWh. Achando que o valor da conta estava alto, os membros da família decidiram diminuí-lo e estabeleceram a meta de reduzir o consumo em 40%. Começaram trocando a geladeira, de consumo mensal igual a 90 kWh, por outra, de consumo mensal igual a 54 kWh, e realizaram algumas mudanças na rotina de casa:

  • • reduzir o tempo de banho dos moradores, economizando 30 kWh por mês;
  • • reduzir o tempo em que o ferro de passar roupas fica ligado, economizando 14kWh por mês;
  • • diminuir a quantidade de lâmpadas acesas no período da noite, conseguindo uma redução de 10 kWh mensais.

No entanto, observaram que, mesmo assim, não atingiriam a meta estabelecida e precisariam decidir outras maneiras para diminuir o consumo de energia.

De modo a atingir essa meta, o consumo mensal de energia, em quilowatt-hora, ainda precisa diminuir

  1. 250.
  2. 150.
  3. 126.
  4. 90.
  5. 70.







Questão 30


(Enem) Podemos estimar o consumo de energia elétrica de uma casa considerando as principais fontes desse consumo. Pense na situação em que apenas os aparelhos que constam na tabela abaixo fossem utilizados diariamente da mesma forma.

Tabela: A tabela fornece a potência e o tempo efetivo de uso diário de cada aparelho doméstico.

Supondo que o mês tenha 30 dias e que o custo de 1 KWh é de R$0,40, o consumo de energia elétrica mensal dessa casa é dem aproximadamente:

  1. R$135.
  2. R$165.
  3. R$190.
  4. R$210.
  5. R$230.







Questão 31


(Enem) Entre as inúmeras recomendações dadas para a economia de energia elétrica em uma residência, destacamos as seguintes: Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Evite usar o chuveiro elétrico com a chave na posição "inverno" ou "quente". Acumule uma quantidade de roupa para ser passada a ferro elétrico de uma só vez. Evite o uso de tomadas múltiplas para ligar vários aparelhos simultaneamente. Utilize, na instalação elétrica, fios de diâmetros recomendados às suas finalidades. A característica comum a todas essas recomendações é a proposta de economizar energia através da tentativa de, no dia a dia, reduzir

  1. a potência dos aparelhos e dispositivos elétricos.
  2. o tempo de utilização dos aparelhos e dispositivos.
  3. o consumo de energia elétrica convertida em energia térmica.
  4. o consumo de energia térmica convertida em energia elétrica.
  5. o consumo de energia elétrica através de correntes de fuga.







Questão 32


(Unimontes) A charge retrata um fato dos tempos atuais, inclusive, também, dos tempos de crise: a obsolescência programada. Nessa relação, está em jogo a visão do empresário, a vida (in)útil do produto e o desejo de consumo do comprador/usuário.

(Disponível em: http://www.webjornalunesp.com - Acesso em: 2 set. 2015.

Nesse sentido, pode-se afirmar acerca da charge, EXCETO

  1. Além da obsolescência em si, aborda também um problema de sustentabilidade, pois o lixo é acumulado em grande quantidade.
  2. O consumismo passou a ser aceito como uma atividade indispensável, pois, na atualidade, é preciso estar inserido no mundo digital, o que valida a necessidade de troca constante dos nossos aparelhos e o descarte natural do lixo eletrônico.
  3. A qualidade inferior do produto e o rápido lançamento de um novo acarretam, além de um desajuste ambiental, uma geração exorbitante de lucros, no mundo capitalista.
  4. O descarte e o consumo compulsórios são indicadores de como as empresas se beneficiam, na prática, com um avanço nas vendas de produtos que são supérfluos.







Questão 33


(Enem) Obsolescência programada e consumidor

Texto I

Charge de Andy Singer Disponível em: http://decrescimento-programado.blogspot.com/2013/01/decrescer-para-melhorar.html

Texto II

Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/obsolescencia-programada.htm

Texto III

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social. (...) Suas normas objetivam regularizar as relações de consumo, protegendo o consumidor de prejuízos na aquisição de produtos e serviços. (...) Entretanto, muitos consumidores desconhecem os direitos prescritos no CDC, entre os quais direitos básicos, como (...) a qualidade e eficiência dos serviços públicos em geral.

http://www.normaslegais.com.br/juridico/CDC-Codigo-de-Defesa-do-Consumidor.htm

Texto IV

(...) a prática da obsolescência programada (OP) tem seus defensores ⚊ eles dizem que, se controlada, sem abusos excessivos, a OP é a fórmula para que o mundo continue funcionando (...). E uma fonte de criação de emprego. (...) O debate está aberto. E dele também participam aqueles que dizem que esse negócio de obsolescência programada é uma teoria da conspiração. (...) Uns dizem que o verdadeiro problema não são as marcas, mas os consumidores: queremos produtos baratos para usar e jogar fora, e não estamos dispostos a pagar o que custariam se realmente fossem de qualidade (e, portanto, mais caros).

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/13/tecnologia/1507894455_001314.html

Texto IV

"A obsolescência programada sempre faz sentido enquanto você pensa em como manter o crescimento da indústria e a criação de empregos a curto prazo", diz Cosima Dannoritzer [estudiosa sobre o assunto]: "O problema é a longo prazo. Estamos usando nossos recursos naturais e criando montanhas de lixo. A obsolescência programada funcionou bem no passado, mas estamos começando a ver as consequências. É um sistema que não pode ser usado para sempre."

http://designculture.com.br/obsolescencia

PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "Os impactos ao consumidor diante da obsolescência programada". Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.







Questão 34


(Enem) Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez 2012.

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

  1. Redução da utilização elétrica
  2. Ampliação do uso bioenergético
  3. Expansão das fontes renováveis
  4. Contenção da demanda urbano-industrial
  5. Intensificação da dependência geotérmica







Questão 35


(Enem 2015) Energia de Noronha virá da força das águas

A energia de Fernando de Noronha virá do mar, do ar, do sol e até do lixo produzido por seus moradores e visitantes. É o que promete o projeto de substituição da matriz energética da ilha, que prevê a troca dos geradores atuais, que consomem 310 mil litros de diesel por mês.

GUIBU, F. Folha de S. Paulo, 19 ago. 2012 (adaptado).

No texto, está apresentada a nova matriz energética do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. A escolha por essa nova matriz prioriza o(a)

  1. expansão da oferta de energia, para aumento da atividade turística.
  2. uso de fontes limpas, para manutenção das condições ecológicas da região.
  3. barateamento dos custos energéticos, para estímulo da ocupação permanente.
  4. desenvolvimento de unidades complementares, para solução da carência energética local.
  5. diminuição dos gastos operacionais de transporte, para superação da distância do continente.







Questão 36


(Enem) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas.

MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais. Revista Ciência Hoje. V. 45, n° 265, 2009 (adaptado).

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte

  1. limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
  2. eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
  3. limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
  4. poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
  5. alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.







Questão 37


(Enem) Em usinas hidrelétricas, a queda d'água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:

  1. não provocarem impacto ambiental.
  2. independerem de condições climáticas.
  3. a energia gerada poder ser armazenada.
  4. utilizarem fontes de energia renováveis.
  5. dependerem das reservas de combustíveis fósseis.







Questão 38


(Enem) A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no periodo entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais.

Ricardo. B. e Campanili, M. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental. São Paulo, 2007 (adaptado)

Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d'água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se:

  1. a poluição da água por metais da usina.
  2. a destruição do habitat de animais terrestres.
  3. o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.
  4. o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.
  5. o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.







Questão 39


(Enem) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?

  1. Termelétrica, país é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
  2. Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
  3. Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
  4. Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
  5. Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.







Questão 40


(Enem) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

  1. Óleo diesel.
  2. Gasolina.
  3. Carvão mineral.
  4. Gás natural.
  5. Vento.